Percepção de fala: parâmetros de desempenho e implicações na intervenção fonoaudiológica com crianças com deficiência auditiva

Autores

  • Renata Botter Padilha PUC, São Paulo - SP
  • Tatiana Medeiros Deperon PUC, São Paulo-SP
  • Beatriz Castro de Andrade Mendes PUC, São Paulo-SP
  • Beatriz Cavalcante de Albuquerque Caiuby Novaes PUC, São Paulo-SP

Palavras-chave:

perda auditiva, percepção da fala, auxiliares de audição.

Resumo

INTRODUÇÃO: Dispositivos eletrônicos dão acesso à informação acústica para pessoas com deficiência auditiva. Para avaliar o desempenho da criança, o desenvolvimento das habilidades auditivas e os efeitos de programas de reabilitação são necessários procedimentos que avaliem a percepção de fala. OBJETIVO: discutir diferentes parâmetros de desempenho das habilidades de percepção/produção de fala de crianças com deficiência auditiva usuárias de aparelhos de amplificação sonora (AASI) antes e após intervenção fonoaudiológica. MÉTODO: aplicação do instrumento WASP e Matriz de Confusão em quatro crianças com deficiência auditiva, com perdas auditivas severa e profunda, usuárias de AASI, que realizam terapia fonoaudiológica numa abordagem oral. RESULTADOS: Os parâmetros de desempenho do WASP foram mais sensíveis para as tentativas de repetição das palavras, as quais nem sempre resultaram em acerto. Os critérios estabelecidos foram eficientes para caracterizar a capacidade auditiva no reconhecimento de palavras em crianças com diferentes graus de perda auditiva. Já a Matriz de Confusão permitiu um aprofundamento na análise das substituições de fonemas, e um controle da ocorrência destes nas listas de palavras, oferecendo um parâmetro das variáveis que podem contribuir para um melhor desempenho de produção/percepção de fala. CONCLUSÃO: os instrumentos utilizados na análise dos erros permitiram uma descrição detalhada de como o indivíduo utiliza as pistas acústicas disponíveis em seu campo dinâmico de audição. A análise destes resultados conjuntamente com limiares audiométricos, amplificação e a história clínica podem levar a um refinamento das expectativas em relação ao potencial auditivo e implicações no estabelecimento de metas terapêuticas.

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Publicado

2016-03-31

Como Citar

Padilha, R. B., Deperon, T. M., Mendes, B. C. de A., & Caiuby Novaes, B. C. de A. (2016). Percepção de fala: parâmetros de desempenho e implicações na intervenção fonoaudiológica com crianças com deficiência auditiva. Distúrbios Da Comunicação, 28(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/26794

Edição

Seção

Artigos