Saúde geral, sensações vocais, diagnóstico otorrinolaringológico e tempo de uso vocal de professores
Palavras-chave:
Docentes, Distúrbios da Voz, Otorrinolaringopatias, Jornada de Trabalho, Inquéritos e Questionários.Resumo
Objetivo: Verificar e correlacionar dados de saúde geral, sensações vocais, diagnóstico otorrinolaringológico e tempo de uso vocal no trabalho de um grupo de professores de uma cidade de porte médio do interior do estado. Material e método: Participaram 25 professores de ambos os sexos (22 mulheres e três homens) com idades entre 24 e 61 anos. Analisaram-se as respostas aos questionários de identificação, anamnese e de autoavaliação vocal e os diagnósticos otorrinolaringológicos através de análises estatísticas. Resultados: Houve predomínio de: sensações vocais negativas - secreção na garganta e/ou pigarro (60%), falhas na voz (52%), secura na boca e/ou garganta (48%) e fadiga (44%); presença de afecção laríngea - nódulos vocais (20%), vasculodisgenesia (12%), fendas triangulares grau II (12%), fendas fusiformes (8%) e hiperconstrição supraglótica (8%); referência de rinite e sinusite, principalmente em professores com afecção laríngea. Não houve correlação entre as variáveis estudadas. Conclusões: Predominaram as sensações vocais negativas, a presença de afecção laríngea e a referência à presença de rinite e sinusite; não havendo relação entre a presença de sensações vocais, idade e ou tempo de uso da voz no trabalho.
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Copyright (c) 2016 Anelise Spencer de Mello, Carine Dalla Nora Siqueira, Carla Aparecida Cielo, Gabriele Rodrigues Bastilha, Joziane Padilha de Moraes Lima, Mara Keli Christmann
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