Impactos da voz do professor na sala de aula: revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p2-9Palavras-chave:
Disfonia, Qualidade da voz, Compreensão, Percepção da FalaResumo
Objetivo: Realizar uma revisão da literatura referente aos impactos da voz do professor no contexto da sala de aula Métodos: foi realizado levantamento na literatura publicada nos idiomas inglês, espanhol ou português, utilizando-se as bases de dados MEDLINE, IBECS, LILACS e Web of Science, dos últimos 15 anos. Foram utilizadas as seguintes palavras-chaves: distúrbios da voz, disfonia, voz disfônica, qualidade da voz, testes de linguagem, compreensão, percepção da fala e cognição. Resultados: oito estudos foram selecionados de acordo com o tema de investigação em uma busca realizada nos últimos 15 anos. Foram encontrados sete estudos transversais e uma revisão de literatura, categorizados pelas autoras, da seguinte forma: disfonia e compreensão da linguagem; disfonia e compreensão da linguagem em ambiente ruidoso; percepção da voz disfônica; qualidade vocal e velocidade de fala. Conclusões: Os estudos evidenciam que a disfonia do professor interfere na compreensão da mensagem transmitida pelo professor para os alunos, principalmente em ambientes ruidosos. A voz disfônica do professor é avaliada negativamente pelos alunos e a velocidade de fala mais lenta se apresenta como um fator importante para o processamento da linguagem, no contexto da sala de aula.
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Copyright (c) 2017 Ana Luiza Vilar Rodrigues, Adriane Mesquita de Medeiros, Leticia Caldas Teixeira
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