Impactos da voz do professor na sala de aula: revisão da literatura

Autores

  • Ana Luiza Vilar Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adriane Mesquita de Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais
  • Leticia Caldas Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p2-9

Palavras-chave:

Disfonia, Qualidade da voz, Compreensão, Percepção da Fala

Resumo

Objetivo: Realizar uma revisão da literatura referente aos impactos da voz do professor no contexto da sala de aula Métodos: foi realizado levantamento na literatura publicada nos idiomas inglês, espanhol ou português, utilizando-se as bases de dados MEDLINE, IBECS, LILACS e Web of Science, dos últimos 15 anos. Foram utilizadas as seguintes palavras-chaves: distúrbios da voz, disfonia, voz disfônica, qualidade da voz, testes de linguagem, compreensão, percepção da fala e cognição. Resultados: oito estudos foram selecionados de acordo com o tema de investigação em uma busca realizada nos últimos 15 anos. Foram encontrados sete estudos transversais e uma revisão de literatura, categorizados pelas autoras, da seguinte forma: disfonia e compreensão da linguagem; disfonia e compreensão da linguagem em ambiente ruidoso; percepção da voz disfônica; qualidade vocal e velocidade de fala. Conclusões: Os estudos evidenciam que a disfonia do professor interfere na compreensão da mensagem transmitida pelo professor para os alunos, principalmente em ambientes ruidosos. A voz disfônica do professor é avaliada negativamente pelos alunos e a velocidade de fala mais lenta se apresenta como um fator importante para o processamento da linguagem, no contexto da sala de aula.

Downloads

Metrics

PDF views
9,150
Mar 28 '17Mar 31 '17Apr 01 '17Apr 04 '17Apr 07 '17Apr 10 '17Apr 13 '17Apr 16 '17Apr 19 '17Apr 22 '17Apr 25 '1712
| |
Other format views
1,239
Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026114
|
Crossref
1

Publicado

2017-03-27

Como Citar

Rodrigues, A. L. V., de Medeiros, A. M., & Teixeira, L. C. (2017). Impactos da voz do professor na sala de aula: revisão da literatura. Distúrbios Da Comunicação, 29(1), 2–9. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p2-9

Edição

Seção

Artigos