A percepção de professores de educação infantil sobre a atuação fonoaudiológica na escola

Autores

  • Denise Maria Zaratini Fernandes Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas.
  • Ivani Rodrigues Silva Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p86-96

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Educação infantil, Professores

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção de professores de educação infantil sobre a atuação do fonoaudiólogo na escola. Métodos: Pesquisa do tipo transversal com análise qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis professoras de educação infantil e uma pedagoga de educação especial. Todo material coletado foi transcrito na íntegra e analisado, utilizando-se para isso a Análise de Conteúdo. Resultados e Discussão: Nossos achados sugerem que este grupo de professoras apresenta um conhecimento restrito sobre quem é o profissional fonoaudiólogo e sobre sua atuação. O fonoaudiólogo ainda é visto como um especialista, um profissional da área da saúde que em ambiente escolar vai auxiliar o trabalho do professor, dizer como este deve proceder com os alunos que tenham alguma dificuldade na fala, ou que irá sanar tais dificuldades. As professoras veem a atuação fonoaudiológica como algo benéfico, com reflexos positivos, tanto para suas ações pedagógicas, como para seus alunos. Conclusão: Foi possível observar que a atuação fonoaudiológica na escola tem muito com o que contribuir e que a busca pelo trabalho em parceria é o caminho para se alcançar mudanças qualitativas tanto na equipe escolar como nos próprios alunos. 

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Biografia do Autor

Denise Maria Zaratini Fernandes, Universidade Estadual de Campinas

Fonoaudióloga, doutoranda do programa  Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação FCM-UNICAMP

Publicado

2017-03-27

Como Citar

Fernandes, D. M. Z., Lima, M. C. M. P., & Silva, I. R. (2017). A percepção de professores de educação infantil sobre a atuação fonoaudiológica na escola. Distúrbios Da Comunicação, 29(1), 86–96. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p86-96

Edição

Seção

Artigos