A percepção de professores de educação infantil sobre a atuação fonoaudiológica na escola
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p86-96Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Educação infantil, ProfessoresResumo
Objetivo: Analisar a percepção de professores de educação infantil sobre a atuação do fonoaudiólogo na escola. Métodos: Pesquisa do tipo transversal com análise qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis professoras de educação infantil e uma pedagoga de educação especial. Todo material coletado foi transcrito na íntegra e analisado, utilizando-se para isso a Análise de Conteúdo. Resultados e Discussão: Nossos achados sugerem que este grupo de professoras apresenta um conhecimento restrito sobre quem é o profissional fonoaudiólogo e sobre sua atuação. O fonoaudiólogo ainda é visto como um especialista, um profissional da área da saúde que em ambiente escolar vai auxiliar o trabalho do professor, dizer como este deve proceder com os alunos que tenham alguma dificuldade na fala, ou que irá sanar tais dificuldades. As professoras veem a atuação fonoaudiológica como algo benéfico, com reflexos positivos, tanto para suas ações pedagógicas, como para seus alunos. Conclusão: Foi possível observar que a atuação fonoaudiológica na escola tem muito com o que contribuir e que a busca pelo trabalho em parceria é o caminho para se alcançar mudanças qualitativas tanto na equipe escolar como nos próprios alunos.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Denise Maria Zaratini Fernandes, Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, Ivani Rodrigues Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.