Dificuldades na introdução de alimentos complementares ao aleitamento materno em bebês não disfágicos: efeitos da atuação fonoaudiológica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p539-557Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Aleitamento materno, Estudos de casos, Alimentação mista, Comportamento alimentar, Transtornos de deglutiçãoResumo
Introdução: No período de transição do aleitamento materno para alimento pastoso e/ou sólido, tal modificação pode não ser bem aceita pela mãe e/ou pelo bebê e ocasionar problemas de alimentação e/ou de linguagem subsequentes. Objetivo: descrever os efeitos da atuação fonoaudiológica diante das dificuldades na introdução de alimentos complementares ao aleitamento materno em bebês não disfágicos numa abordagem biopsíquica. Método: Estudo realizado em instituição de saúde filantrópica, de acordo com critérios éticos estabelecidos para pesquisas com seres humanos. Casuística: Cinco díades mãe/bebê, bebês de ambos os gêneros, na faixa etária entre 5 e 8 meses, com dificuldades no desmame e sem diagnóstico de disfagia orofaríngea neurogênica ou mecânica. A amostragem foi obtida por conveniência. Procedimento: Foram realizados quatro encontros, sendo três visitas domiciliares, nos quais foram aplicados três instrumentos de avaliação, adaptados a partir da literatura. Após a ação fonoaudiológica foi reaplicado o último, para efeitos de comparação pré e pós. Resultados: Após a atuação fonoaudiológica, houve eliminação de episódios de engasgos, as refeições se tornaram mais prazerosas para a díade mãe/bebê e os bebês passaram a aceitar melhor os alimentos. Os resultados revelaram diferença estatisticamente significativa entre os obtidos pré e pós atuação fonoaudiológica: média inicial era de 16,0 pontos (dp=1,0) e final 21,2 pontos (dp=0,8/ p= 0,001), (p=0,001). Conclusão: A atuação fonoaudiológica numa abordagem biopsíquica promoveu benefícios nos casos estudados.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Emelie Villela Costa, Patrícia Rocha Santos, Maria Claudia Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.