Projeto SACI (Sonhar, Acordar, Contribuir e Integrar): formação para o trabalho de Educação em Saúde

Autores

  • Julia Hatakayama Joia CAPS Vila Prudente Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo
  • Adriana Eiko Matsumoto Universidade Federal Fluminense
  • Maria Cecilia Bonini Trenche Pontifícia Universidade Católica -SP
  • Fernanda Bezerra ex-aluna da PUC-SP, estagiária no Projeto Saci
  • Karina Affonso ex-aluna da PUC-SP, estagiária no Projeto Saci
  • Sergio Oliveira UBS Sylmaria Rejane Marcolino de Souza Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p782-792

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Políticas Públicas, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Este estudo retrata a história de uma intervenção no cotidiano dos serviços de saúde implicada com a reflexão crítica da realidade e com a emancipação de sujeitos: o Projeto SACI (Sonhar, Acordar, Contribuir e Integrar). Este projeto, que se enquadra como Promoção da Saúde e Educação em Saúde inclui questões ambientais às ações desenvolvidas pela Estratégia de Saúde da Familia sob a orientação do PAVS – Programa Ambientes Verdes e Saudáveis. Anualmente, estudantes de disciplinas de estágios supervisionados dos cursos de Fonoaudiologia e Psicologia da PUC-SP integrados ao Pró-saúde II, realizado em parceria com a Supervisão Técnica de Saúde da Freguesia do Ó / Brasilândia participam do Projeto SACI, compartilhando informações com os profissionais e com a  população, agenciando encontros e atividades, para debater questões relacionadas com o tema saúde e educação ambiental.O resgate de sua história foi feito por meio de oficinas de escrita que reuniu Agentes Comunitários e Profissionais do NASF sob a coordenação de dois tutores educacionais,  que em conjunto com professores e estudantes sistematizaram a presente narrativa. O projeto foi implementado por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de uma Unidade Básica de Saúde com o objetivo de promover Educação em Saúde com crianças e adolescentes da região, que apresenta altos índices de vulnerabilidade social. O resgate de sua história mostra a potência transformadora de um coletivo mobilizado, consciente das contradições que enfrentam cotidianamente, e participante de uma rede de relações do território de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Julia Hatakayama Joia, CAPS Vila Prudente Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

Psicologa, mestre em Psicologia Social PUC-SP

Adriana Eiko Matsumoto, Universidade Federal Fluminense

Mestre e doutora em Psicologia Social, Docente do Curso de Psicologia da UFF

Maria Cecilia Bonini Trenche, Pontifícia Universidade Católica -SP

Fonoaudióloga, Prof. Titular da PUC-SP

Sergio Oliveira, UBS Sylmaria Rejane Marcolino de Souza Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

agente comunitário de saúde

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Joia, J. H., Matsumoto, A. E., Trenche, M. C. B., Bezerra, F., Affonso, K., & Oliveira, S. (2017). Projeto SACI (Sonhar, Acordar, Contribuir e Integrar): formação para o trabalho de Educação em Saúde. Distúrbios Da Comunicação, 29(4), 782–792. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p782-792

Edição

Seção

Comunicações