Diagrama de Desvio Fonatório em dois programas de reabilitação vocal

Autores

  • Isabella Bonzi Centro de Estudos da Voz - CEV
  • Glaucya Madazio Centro de Estudos da Voz - CEV
  • Felipe Moreti Centro de Estudos da Voz - CEV
  • Vanessa Pedrosa Centro de Estudos da Voz - CEV
  • Mara Behlau Centro de Estudos da Voz - CEV

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p498-509

Palavras-chave:

Voz, Disfonia, Acústica, Fonoaudiologia

Resumo

Objetivo: Comparar a análise perceptivo-auditiva vocal, análise acústica e diagrama de desvio fonatório (DDF) de pacientes submetidos à terapia de voz com os exercícios de função vocal (EFV) e de pacientes submetidos ao Programa Integral de Reabilitação Vocal (PIRV). Métodos: 72 profissionais da voz com queixa vocal, encaminhados para reabilitação vocal por disfonia comportamental, foram acompanhados por seis sessões de terapia de voz. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Um deles foi submetido ao PIRV e o outro, ao EFV. O material de fala analisado foi a vogal /ε/, gravada no módulo qualidade vocal do programa Voxmetria (CTS Informatica), para extração do DDF, nos momentos pré e pós-terapia. Os grupos foram comparados de acordo com o grau geral do desvio vocal, aspectos acústicos e com a distribuição das amostras vocais no DDF, em relação à área de normalidade, densidade, forma e localização nos quadrantes. Resultados: Houve diferença apenas quanto à densidade do registro do DDF no pós-terapia vocal, sendo que o grupo EFV apresentou registro concentrado no pós-terapia quando comparado ao grupo PIRV. Apenas indivíduos do grupo PIRV apresentaram diferenças na avaliação perceptivo-auditiva pré e pós, sendo que mais indivíduos tiveram suas vozes avaliadas como sem desvio no pós-intervenção. Conclusões: O Programa Integral de Reabilitação Vocal promoveu melhora da qualidade vocal, porém não houve correspondência da análise perceptivo-auditiva com a análise acústica, já que o diagrama de desvio fonatório foi sensível para identificar mudanças somente na avaliação dos pacientes submetidos aos exercícios de função vocal.

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Biografia do Autor

Isabella Bonzi, Centro de Estudos da Voz - CEV

Estudante do Curso de Especialização do Centro de Estudos da Voz - CEV.

Fonoaudióloga formada pela Universidade Federal da São Paulo - UNIFESP/EPM (2010). Possui curso de aprimoramento em Formação Integrada em Voz pelo CEV (2011), Especialização em Voz pelo CEV (2012) e Especialização em Dinâmicas dos Grupos pela SBDG(2014). 

Glaucya Madazio, Centro de Estudos da Voz - CEV

Professora do curso de Especialização em Voz - CECEV do Centro de Estudos da Voz - CEV.

Graduação em Fonoaudiologia pela PUC-SP(1994), Especialista em voz pelo CFFa (1997), Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela UNIFESP (2000) e Doutora em Ciências pela UNIFESP (2009)

Felipe Moreti, Centro de Estudos da Voz - CEV

Professor do curso de Especialização em Voz - CECEV do Centro de Estudos da Voz - CEV.

Possui Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina - UNIFESP/EPM (2003 - 2006), Especialização em Voz pelo Centro de Estudos da Voz - CEV (2007 - 2009), Mestre e Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2012 e 2016). 

Vanessa Pedrosa, Centro de Estudos da Voz - CEV

Professora do curso de Especialização em Voz - CECEV do Centro de Estudos da Voz - CEV.

Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1999), Mestrado (2006) e Doutorado (2012)  realizadso no Departamento de Medicina Interna e Terapêutica da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Mara Behlau, Centro de Estudos da Voz - CEV

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1977), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1984) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1986). Professora permanente do programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana: Campo Fonoaudiológico da Universidade Federal de São Paulo. Diretora do Centro de Estudos da Voz - CEV, onde coordena o Curso de Especialização em Voz - CECEV

Publicado

2017-09-29

Como Citar

Bonzi, I., Madazio, G., Moreti, F., Pedrosa, V., & Behlau, M. (2017). Diagrama de Desvio Fonatório em dois programas de reabilitação vocal. Distúrbios Da Comunicação, 29(3), 498–509. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p498-509

Edição

Seção

Artigos