Resolução temporal em crianças: análise de diferentes testes

Autores

  • Quemile Pribs Martins Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernanda Freitas Vellozo Universidade Federal de Santa Maria
  • Vivian Amaral Faccin Universidade Federal de Santa Maria
  • Michele Vargas Garcia Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p727-733

Palavras-chave:

Criança, Percepção Auditiva, Testes Auditivos, Audição, Compreensão

Resumo

Introdução: Entender como os estímulos acústicos são processados ao longo da via auditiva é fundamental para compreender os processos que subjazem à comunicação humana. A variável tempo influencia na compreensão da fala, pois está relacionada à habilidade auditiva de resolução temporal. O tempo mínimo percebido na mudança do som é conhecido como limiar de resolução temporal, e existem dois testes disponíveis para uso clínico: Randon Gap Detection Test (RGDT) e Gaps-In-Noise (GIN). Objetivo: Verificar o desempenho de crianças normo-ouvintes, sem queixa de processamento auditivo, nos testes RGDT e GIN e sugerir um deles para avaliar essa população. Método: Participaram do estudo 33 crianças sem queixa de alteração do processamento auditivo, 17 do sexo feminino e 16 do sexo masculino, com idade entre sete e dez anos e 11 meses e limiares auditivos dentro da normalidade, bilateralmente. Todos foram submetidos à avaliação audiológica básica para verificar a audição periférica, RGDT e GIN. Resultados: Para o teste GIN, o valor médio de detecção de gaps das crianças foi de 4,8 ms, enquanto que para o RGDT foi de 11,67 ms. Conclusão: O GIN mostrou-se de mais fácil aplicação nos escolares enquanto que o RGDT mostrou-se com maior dificuldade de entendimento da tarefa pelos mesmos, porém detecta mais as possíveis alterações na habilidade de resolução temporal na população avaliada. Assim, sugere-se que seja utilizado o teste RGDT em escolares na faixa etária deste estudo, quando os mesmos forem capazes de compreender a tarefa solicitada pelo teste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Quemile Pribs Martins, Universidade Federal de Santa Maria

Curso de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM - Santa Maria (RS), Brasil.

Contribuição: coleta, tabulação dos dados, realização da escrita do texto, análise e interpretação dos dados e revisão crítica do conteúdo.

Fernanda Freitas Vellozo, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de pós-graduação (Mestrado) em Distúrbios da Comunicação Humana, Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM - Santa Maria (RS), Brasil.

Contribuição: Análise e interpretação dos dados, revisão crítica do conteúdo, co-orientação da elaboração do manuscrito.

Vivian Amaral Faccin, Universidade Federal de Santa Maria

Curso de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM - Santa Maria (RS), Brasil.

Contribuição: Coleta, tabulação dos dados e realização da escrita do texto.

Michele Vargas Garcia, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Fonoaudiologia e Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM - Santa Maria (RS), Brasil.

Contribuição: Análise e interpretação dos dados, revisão crítica do conteúdo, orientação da elaboração do manuscrito, responsável pelo projeto e orientação geral das etapas de execução e elaboração do manuscrito.

 

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Martins, Q. P., Vellozo, F. F., Faccin, V. A., & Garcia, M. V. (2017). Resolução temporal em crianças: análise de diferentes testes. Distúrbios Da Comunicação, 29(4), 727–733. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p727-733

Edição

Seção

Artigos