Precarização do trabalho no teleatendimento e a saúde dos trabalhadores: uma contribuição crítica ao trabalho do fonoaudiólogo

Autores

  • Vladimir Andrei Rodrigues Arce Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciências da Saúde, Departamento de Fonoaudiologia.
  • Marcos Vinícius Ribeiro de Araújo Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciências da Saúde, Departamento de Fonoaudiologia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p596-604

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Condições de trabalho, Telecomunicações, Fonoaudiologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o trabalho do fonoaudiólogo no âmbito dos serviços de teleatendimento. Para tal, são abordadas as principais formas de organização do trabalho na sociedade capitalista, seguidas de alguns elementos referentes ao debate da Precarização do Trabalho e seus impactos na saúde, buscando-se dar enfoque na situação das empresas de teleatendimento. Posteriormente, são apresentadas e discutidas as principais ações desempenhadas pelos fonoaudiólogos neste setor, que, em geral, tendem a reproduzir o modelo taylorizado da Medicina do Trabalho. Por fim, defende-se que o fonoaudiólogo redirecione o foco de seu trabalho e conduza suas ações voltadas aos trabalhadores de teleatendimento na perspectiva da Vigilância em Saúde do Trabalhador, principalmente no âmbito dos serviços que compõem a Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, e não nos serviços tradicionais que tendem a legitimar o processo de precarização do trabalho, buscando fortalecer o papel do Sistema Único de Saúde no cuidado integral aos trabalhadores e na superação desta lógica de organização e gestão do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vladimir Andrei Rodrigues Arce, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciências da Saúde, Departamento de Fonoaudiologia.

Doutor em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia, Departamento de Fonoaudiologia, na área de Saúde Coletiva.

Marcos Vinícius Ribeiro de Araújo, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciências da Saúde, Departamento de Fonoaudiologia.

Doutor em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia, Departamento de Fonoaudiologia, na área de Saúde Coletiva.

Publicado

2017-09-29

Como Citar

Arce, V. A. R., & Araújo, M. V. R. de. (2017). Precarização do trabalho no teleatendimento e a saúde dos trabalhadores: uma contribuição crítica ao trabalho do fonoaudiólogo. Distúrbios Da Comunicação, 29(3), 596–604. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p596-604

Edição

Seção

Comunicações