Percepção dos pais sobre os efeitos do treinamento auditivo acusticamente controlado em crianças
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-542-550Palavras-chave:
Sistema Nervoso, Doenças do Sistema Nervoso, Audição, Percepção Auditiva, Transtornos da AudiçãoResumo
O uso de questionários pode auxiliar para verificar a percepção de pais/responsáveis sobre as habilidades auditivas dos filhos. Objetivo: Comparar a percepção dos pais de escolares submetidos ao treinamento auditivo acusticamente controlado, nos momentos inicial e final, por meio do questionário Scale Auditory Behavior, denominado “escala SAB”. Método: 18 crianças (66,6% meninos), após terem sido diagnosticadas com Transtorno do Processamento Auditivo Centra (TPAC) com idades entre 6 e 13 anos (média de 10,4 anos) foram submetidas ao treinamento auditivo, que durou 15 sessões de 45 minutos cada. Todos os participantes tiveram melhora na avaliação comportamental pós-intervenção. Os responsáveis foram submetidos à escala SAB antes e depois do treinamento auditivo. O questionário contém 12 questões sobre o comportamento auditivo, cuja pontuação total varia de 12 (escore mais baixo) a 60 pontos (escore mais alto). As questões foram agrupadas por domínio: atenção, audição, aprendizado e compreensão auditiva. As respostas do questionário foram analisadas por domínio, segundo a pontuação ponderada analisada em valor absoluto, em porcentagem de dificuldade e evolução desse comportamento. Resultados: Na percepção dos responsáveis através da escala SAB, a maior melhora foi percebida no domínio da audição, seguida dos comportamentos auditivos de atenção, aprendizado e compreensão auditiva. Conclusão: Os pais das crianças submetidas à intervenção perceberam evolução do comportamento auditivo de seus filhos, com melhora satisfatória predominantemente nos domínios audição e atenção. Os domínios de compreensão e aprendizagem não atingiram a mesma melhora dos anteriores. A avaliação da escala SAB pode servir como norteadora no âmbito escolar, se trabalhada com os professores ou cuidadores.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Sandra Nunes Alves Viacelli, Aline Bovolini, Simone Sperança, Sônia Faria, Ricardo Oliveira Mello, Pablo Felicio Nepomuceno, Fátima Aparecida Gonçalves, Liliane Desgualdo Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.