Perception of parents on the effects of acoustically controlled hearing training in children

Authors

  • Sandra Nunes Alves Viacelli Doutoranda na Universidade Federal de São Paulo-EPM- Unifesp
  • Aline Bovolini Doutoranda do Departamento de Fonoaudiologia/Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de São Paulo - EPM- Unifesp
  • Simone Sperança Unifesp - Universidade Federal de São Paulo- EPM
  • Sônia Faria Universidade Federal de São Paulo - EPM - Unifesp
  • Ricardo Oliveira Mello Universidade Federal de São Paulo-EPM - Unifesp.
  • Pablo Felicio Nepomuceno Fonoaudiólogo do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo - EPM - Unifesp
  • Fátima Aparecida Gonçalves Unifesp - Universidade Federal de São Paulo - EPM Doutorado em andamento em Educação e Saúde na Infância e Adolescência.
  • Liliane Desgualdo Pereira Livre Docente na Universidade Federal de São Paulo - EPM - Departamento de Fonoaudiologia/Distúrbios da Comunicação Humana

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-542-550

Keywords:

Nervous System, Nervous System Diseases, Hearing, Auditory Perception, Hearing Disorders.

Abstract

The use of questionnaires can help to verify the perception of parents / guardians about their children’s hearing abilities. To compare the perception of the parents of schoolchildren submitted to acoustically controlled auditory training, in the initial and final moments, through a questionnaire called SAB Scale. Method: 18 children (66.6% boys) aged 6 to 13 years (mean of 10.4 years) underwent auditory training, 15 sessions of 45 minutes, after being diagnosed with Central Auditory Processing Disorder. This questionnaire contains 12 questions about auditory behavior which total score ranges from 12 (lowest score) to 60 points (highest score). These questions were grouped by domain: attention, hearing, learning, listening comprehension. Results: In the perception of parents / guardians through SAB scale, the greatest improvement was perceived in the field of hearing, followed by attention, learning and listening comprehension behaviors. Conclusion: The parents perceived evolution of the auditory behavior of their children with satisfactory improvement in the areas of hearing and attention. The understanding and learning domains did not reach the same improvement as before. The evaluation of the SAB scale serves as a guide in the school context if it is worked with teachers or caregivers.

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Author Biographies

Sandra Nunes Alves Viacelli, Doutoranda na Universidade Federal de São Paulo-EPM- Unifesp

Fonoaudióloga formada pela Faculdade Nossa Senhora de Fátima/RS. Especialização em Audiologia pela UNIFESP_EPM, Mestre em Ciências Otorrinolaringológicas pela UNIFESP_EPM, Doutoranda pelo Programa Distúrbios da Comunicação Humana da UNIFESP_EPM. Screener pela Fundação Hospital de Olhos e Irlen Istitute no Rastreamento da Síndrome de Irlen. Professora do Curso de Especialização em Linguagem da Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ). Coordenadora e Professora do Curso de Aprimoramento em Processamento Auditivo Pela Fono Cursos Brasília. Pesquisadora na área das funções auditivas centrais e visuais. Fonoaudióloga Clínica pela Plenavox Fonoaudiologia e Consultoria e Fono Sim Reabilitação Fonoaudiológica na avaliação e reabilitação do processamento auditivo, processamento visual; avaliação audiológica de bebês, crianças e adultos. Possui formação musical com ênfase em musicalização e regência coral.

Aline Bovolini, Doutoranda do Departamento de Fonoaudiologia/Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de São Paulo - EPM- Unifesp

ossui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), especialização em Distúrbios da Comunicação Humana I (2005) e módulo II com ênfasem em Audiologia (2006), Mestre pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação audiológica clínica, processamento auditivo e otoneurologia

Simone Sperança, Unifesp - Universidade Federal de São Paulo- EPM

Simone Sperança é formada em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista - Julio de Mesquita. Mestranda no Departamento de Fonoaudiologa / DIstúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de São Paulo sob a orientação da professora Dra. Liliane Desgualdo Pereira.

Sônia Faria, Universidade Federal de São Paulo - EPM - Unifesp

Possui graduação em Psicologia e atualmente cursa Atualização Profissional na Universidade Federal de São Paulo no Departamento de Fonoaudiologia/Disturbios da Comunicação Humana sob a orientação da professora Dra. Liliane Desgualdo Pereira.

Ricardo Oliveira Mello, Universidade Federal de São Paulo-EPM - Unifesp.

Possui graduação de Bacharel em Biomedicina pela Universidade Nove de Julho (2011).Graduação em Práticas e Técnicas Laboratoriais (2009) pela Universidade Nove de Julho - Aprovado no Exame Nacional de Certificação de Proficiência no Uso e no Ensino da Lingua Brasileira de Sinais - (PROLIBRAS 2009) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Ministério da Educação (MEC) .Pós-Graduado em Libras pela Faculdade Educacional da Lapa-PR (2013) - Hospital São Paulo

Pablo Felicio Nepomuceno, Fonoaudiólogo do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo - EPM - Unifesp

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1998), especialização em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo e Mestrado pelo Programa de Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é fonoaudiólogo do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem oral e Escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção e proteção da Comunicação Humana e diagnóstico e intervenção dos Transtornos de Linguagem

Fátima Aparecida Gonçalves, Unifesp - Universidade Federal de São Paulo - EPM Doutorado em andamento em Educação e Saúde na Infância e Adolescência.

Doutoranda em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Mestre em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Especialista em psicomotricidade. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (1985). Colaboradora do Núcleo de Ensino, Assistência e Pesquisa em Leitura e Escrita (NEAPEL) do departamento de fonoaudiologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade federal de São Paulo (UNIFESP - EPM). Membro do grupo de pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq). Assessora na área de movimento da Educação Infantil. Capacitação de professores na área de desenvolvimento neuropsicomotor em creches e Educação Infantil. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e séries iniciais do Fundamental I, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, desenvolvimento infantil e dificuldades de aprendizagem

Liliane Desgualdo Pereira, Livre Docente na Universidade Federal de São Paulo - EPM - Departamento de Fonoaudiologia/Distúrbios da Comunicação Humana

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1974), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1985) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1993), e Livre-Docência pela Disciplina dos Distúrbios da Audição do Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP(2005) . Atualmente é Professor Associado da Escola Paulista de Medicina -Universidade Federal de São Paulo. É parecerista ad hoc dos periódicos : CODAS, publicação oficial da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia ISSN 2317-1782 (continuação do Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia ? ISSN 2179-6491); Audiology - Communication Research (ACR) ? ISSN 2317-6431 que é uma publicação técnico-científica da Academia Brasileira de Audiologia (ABA), continuação da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (RSBF) (ISSN versão online 1982-0232); e da revista Distúrbios da Comunicação Humana (PUC-SP). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: audição, percepção auditiva, testes auditivos, processamento auditivo central (neuroaudiologia) , avaliação e reabilitação auditiva dos distubios do processamento auditivo, crianças , adultos e idosos. Coordenadora do Departamento de Audição e equilibrio da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2006-2007).Diretora da Academia Brasilleira de Audiologia(2007-2008).Chefe do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo (2003-2009).

Published

2018-09-24

How to Cite

Viacelli, S. N. A., Bovolini, A., Sperança, S., Faria, S., Mello, R. O., Nepomuceno, P. F., Gonçalves, F. A., & Pereira, L. D. (2018). Perception of parents on the effects of acoustically controlled hearing training in children. Distúrbios Da Comunicação, 30(3), 542–550. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-542-550

Issue

Section

Artigos