Restrição à participação auditiva: análise dos aspectos sociodemográficos e clínicos

Autores

  • Rafaela Gonzaga Coelho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Valquíria Conceição Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Stela Maris Aguiar Lemos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p428-437

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Transtornos da audição, Audiometria, Adulto, Idoso, Questionários

Resumo

Objetivo: Analisar a restrição à participação auditiva, segundo fatores sociodemográficos, clínicos e assistenciais de adultos e idosos atendidos em um Ambulatório de Audiologia e no Serviço de Saúde Auditiva de um hospital de ensino. Métodos: Trata-se de estudo observacional analítico transversal com amostra probabilística composta por 152 indivíduos. Foi realizada a aplicação dos questionários Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB), Caracterização do Usuário, Hearing Handicap Inventory for Adults (HHIA) e Hearing Handicap Inventory for Elderly (HHIE) em adultos e idosos, respectivamente, de ambos os gêneros e com idade superior a 18 anos. Para análise dos dados, foram consideradas as seguintes variáveis resposta: restrição à participação auditiva, adulto e idoso, que foi estudada da seguinte forma: escore geral, dimensão social e dimensão emocional e o grau da restrição à participação auditiva (ausência, leve, moderado e significativo). Resultados: Foram observadas associações com significância estatística entre gênero feminino e percepção da restrição à participação auditiva, entre classe socioeconômica e grau de percepção da restrição à participação auditiva, e entre grau da perda auditiva e grau da restrição à participação auditiva. Conclusão: Os dados encontrados no estudo reforçam a importância do uso destes instrumentos, sendo eficazes na avaliação da autopercepção de restrição à participação auditiva e uma fonte de informação adicional para o terapeuta, auxiliando também na intervenção.

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Biografia do Autor

Rafaela Gonzaga Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Fonoaudióloga - Curso de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Belo Horizonte(MG), Brasil.

Valquíria Conceição Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Fonoaudióloga - Mestre em Ciências Fonoaudiológicas , Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Belo Horizonte(MG), Brasil.

Stela Maris Aguiar Lemos, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Programa de Pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas e Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Belo Horizonte(MG), Brasil.

Publicado

2017-09-29

Como Citar

Coelho, R. G., Souza, V. C., & Lemos, S. M. A. (2017). Restrição à participação auditiva: análise dos aspectos sociodemográficos e clínicos. Distúrbios Da Comunicação, 29(3), 428–437. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p428-437

Edição

Seção

Artigos