Fonoaudiologia nas práticas educacionais de formação de jornalistas – estudo de revisão

Autores

  • Regina Zanella Penteado Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Ana Carolina de Assis Moura Ghirardi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p487-497

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Jornalismo, Linguagem, Educação, Comunicação, Voz

Resumo

O artigo tem por objetivo dar destaque à produção bibliográfica de experiências fonoaudiológicas em processos de formação de jornalistas, e capturar o enfoque educacional nessa produção. Para tanto, apresenta uma revisão da literatura referente às experiências de atuação fonoaudiológica em práticas educacionais e processos de formação de jornalistas. A revisão se deu mediante buscas on-line (SciELO e Google Acadêmico) e processo de seleção com aplicação de critérios de relevância, resultando em sete publicações. As experiências são ambientadas em Universidades e desenvolvidas em contextos formais e não-formais de formação do jornalista; geralmente por meio de ações processuais, caracterizadas como cursos, oficinas e vivências atreladas a projetos de pesquisa e extensão. Predominam os temas e conteúdos: Expressividade e Saúde Vocal (100%); Anátomo/fisiologia da Fonação ou Produção da Voz, Aquecimento/Desaquecimento Vocal, Exercícios Vocais e Psicodinâmica Vocal (57% cada um deles). As ações apresentam caráter tecnicista/instrumental sob enfoques organicistas/fisiológicos vinculados à vertente da saúde. O caráter educativo/educacional das ações, quando existente, se encontra restrito aos fins de promoção do cuidado e da saúde. A expressividade pode ser uma chave para o estreitamento do diálogo entre Comunicação, Fonoaudiologia e Educação; especialmente para a potencialização de um enfoque educacional nas práticas fonoaudiológicas em formação de profissionais de Comunicação e de Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina Zanella Penteado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Pós Doutorado em Educação pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro); Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP); Especialista em Voz e em Linguagem. Fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente de cursos da Faculdade de Ciências de Saúde (FACIS) e dos cursos de Jornalismo e Rádio, Televisão e Internet da Faculdade de Comunicação e Informática (FACI) da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Ana Carolina de Assis Moura Ghirardi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mestre e Doutora em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP);Especialista em Voz; Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora Adjunta do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

2017-09-29

Como Citar

Penteado, R. Z., & Ghirardi, A. C. de A. M. (2017). Fonoaudiologia nas práticas educacionais de formação de jornalistas – estudo de revisão. Distúrbios Da Comunicação, 29(3), 487–497. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p487-497

Edição

Seção

Artigos