Fonoaudiologia nas práticas educacionais de formação de jornalistas – estudo de revisão
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p487-497Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Jornalismo, Linguagem, Educação, Comunicação, VozResumo
O artigo tem por objetivo dar destaque à produção bibliográfica de experiências fonoaudiológicas em processos de formação de jornalistas, e capturar o enfoque educacional nessa produção. Para tanto, apresenta uma revisão da literatura referente às experiências de atuação fonoaudiológica em práticas educacionais e processos de formação de jornalistas. A revisão se deu mediante buscas on-line (SciELO e Google Acadêmico) e processo de seleção com aplicação de critérios de relevância, resultando em sete publicações. As experiências são ambientadas em Universidades e desenvolvidas em contextos formais e não-formais de formação do jornalista; geralmente por meio de ações processuais, caracterizadas como cursos, oficinas e vivências atreladas a projetos de pesquisa e extensão. Predominam os temas e conteúdos: Expressividade e Saúde Vocal (100%); Anátomo/fisiologia da Fonação ou Produção da Voz, Aquecimento/Desaquecimento Vocal, Exercícios Vocais e Psicodinâmica Vocal (57% cada um deles). As ações apresentam caráter tecnicista/instrumental sob enfoques organicistas/fisiológicos vinculados à vertente da saúde. O caráter educativo/educacional das ações, quando existente, se encontra restrito aos fins de promoção do cuidado e da saúde. A expressividade pode ser uma chave para o estreitamento do diálogo entre Comunicação, Fonoaudiologia e Educação; especialmente para a potencialização de um enfoque educacional nas práticas fonoaudiológicas em formação de profissionais de Comunicação e de Educação.
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