Representações dos profissionais da educação acerca do fonoaudiólogo educacional

Autores

  • Luciana Figueiredo Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Ivonaldo Leidson Barbosa Lima Centro Universitario de João Pessoa - UNIPE
  • Hosana Silmara Eleuterio Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p186-193

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Educação, Saúde Escolar

Resumo

A atuação fonoaudiológica educacional surgiu no início do século XX e passou por mudanças conceituais e práticas ao longo do tempo. Atualmente, tenta-se fortalecer práticas voltadas à promoção da saúde e busca da integralidade do cuidado na rede escolar, reduzindo perspectivas centradas em ações preventistas e curativas. Desse modo, este trabalho objetivou analisar as representações de profissionais da Educação acerca da atuação do fonoaudiólogo educacional. Esta pesquisa foi avaliada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de origem. Ela se caracteriza como qualitativa, longitudinal e etnográfica, na qual a coleta de dados foi realizada a partir da observação participante, entrevistas e escrita no diário de campo. Após a análise dos diários de campo, pode-se observar que o fonoaudiólogo educacional, para os profissionais da educação pesquisados, é considerado como o responsável pelo tratamento de estudantes com necessidades especiais e com distúrbios de aprendizagem na escola.

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Biografia do Autor

Luciana Figueiredo, Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Bacharel em Fonoaudiologia pelo Centro Universitario de Joao Pessoa (2005), doutora eme Linguística Aplicada pelaUniversidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora Adjunta do Curso de graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Tem experiência na área de Fonoaudiologia com ênfase na relação entre Linguagem e Educação. Tem interesse nos temas: Linguagem oral, Linguagem escrita, Educação de Surdos, Educação inclusiva, Fonoaudiologia Educacional, Letramento e Educação popular.

Ivonaldo Leidson Barbosa Lima, Centro Universitario de João Pessoa - UNIPE

Mestre em Linguistica pela Universidade Federal da Paraíba, atualmente é Professor do Curso de graduação em Fonoaudiologia do Centro Universitario de João Pessoa - UNIPE

Hosana Silmara Eleuterio Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Estudante de graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Publicado

2018-04-01

Como Citar

Figueiredo, L., Lima, I. L. B., & Silva, H. S. E. (2018). Representações dos profissionais da educação acerca do fonoaudiólogo educacional. Distúrbios Da Comunicação, 30(1), 186–193. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p186-193

Edição

Seção

Comunicações