Representações dos profissionais da educação acerca do fonoaudiólogo educacional
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p186-193Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Educação, Saúde EscolarResumo
A atuação fonoaudiológica educacional surgiu no início do século XX e passou por mudanças conceituais e práticas ao longo do tempo. Atualmente, tenta-se fortalecer práticas voltadas à promoção da saúde e busca da integralidade do cuidado na rede escolar, reduzindo perspectivas centradas em ações preventistas e curativas. Desse modo, este trabalho objetivou analisar as representações de profissionais da Educação acerca da atuação do fonoaudiólogo educacional. Esta pesquisa foi avaliada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de origem. Ela se caracteriza como qualitativa, longitudinal e etnográfica, na qual a coleta de dados foi realizada a partir da observação participante, entrevistas e escrita no diário de campo. Após a análise dos diários de campo, pode-se observar que o fonoaudiólogo educacional, para os profissionais da educação pesquisados, é considerado como o responsável pelo tratamento de estudantes com necessidades especiais e com distúrbios de aprendizagem na escola.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2018-04-01
Como Citar
Figueiredo, L., Lima, I. L. B., & Silva, H. S. E. (2018). Representações dos profissionais da educação acerca do fonoaudiólogo educacional. Distúrbios Da Comunicação, 30(1), 186–193. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p186-193
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Copyright (c) 2018 Luciana Figueiredo, Ivonaldo Leidson Barbosa Lima, Hosana Silmara Eleuterio Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.