Representações dos profissionais da educação acerca do fonoaudiólogo educacional
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p186-193Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Educação, Saúde EscolarResumo
A atuação fonoaudiológica educacional surgiu no início do século XX e passou por mudanças conceituais e práticas ao longo do tempo. Atualmente, tenta-se fortalecer práticas voltadas à promoção da saúde e busca da integralidade do cuidado na rede escolar, reduzindo perspectivas centradas em ações preventistas e curativas. Desse modo, este trabalho objetivou analisar as representações de profissionais da Educação acerca da atuação do fonoaudiólogo educacional. Esta pesquisa foi avaliada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de origem. Ela se caracteriza como qualitativa, longitudinal e etnográfica, na qual a coleta de dados foi realizada a partir da observação participante, entrevistas e escrita no diário de campo. Após a análise dos diários de campo, pode-se observar que o fonoaudiólogo educacional, para os profissionais da educação pesquisados, é considerado como o responsável pelo tratamento de estudantes com necessidades especiais e com distúrbios de aprendizagem na escola.Downloads
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Publicado
2018-04-01
Como Citar
Figueiredo, L., Lima, I. L. B., & Silva, H. S. E. (2018). Representações dos profissionais da educação acerca do fonoaudiólogo educacional. Distúrbios Da Comunicação, 30(1), 186–193. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p186-193
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Copyright (c) 2018 Luciana Figueiredo, Ivonaldo Leidson Barbosa Lima, Hosana Silmara Eleuterio Silva
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