A teoria comportamental na prática fonoaudiológica: uma revisão de literatura

Autores

  • Eduarda Marconato Universidade Estadual Paulista- UNESP/Marília
  • Flavia Rodrigues Santos Universidade Estadual Paulista- UNESP/Marília
  • Dayse Mayara Oliveira Ferreira
  • Edinalva Neves Nascimento Secretaria da Saúde de Marília

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i2p-234-241

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Comunicação, Teoria Psicológica, Comportamento

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar na literatura brasileira produções científicas com contribuições da teoria comportamental para a atuação fonoaudiológica. Foi realizada revisão de literatura utilizando as bases de dados “Biblioteca Virtual em Saúde” (BVS) e “Scientific Eletronic Library” (SciELO). Os descritores utilizados para a localização dos artigos na língua portuguesa foram “Fonoaudiologia” e “Comportamento”. A análise do artigo foi realizada, inicialmente, por meio da inspeção do título e do resumo. Em seguida, foi realizada a análise detalhada dos trabalhos utilizando-se um “Protocolo de Classificação de Artigos”. Foram identificados 12 trabalhos correlacionando a Fonoaudiologia e a Abordagem Comportamental. Observou-se que houve crescimento das publicações no ano de 2007, porém, em 2008 voltou a cair e a se estabilizar nos próximos quatro anos. Em 2013 esta produção voltou a crescer acentuadamente. Dentre todas as especialidades da Fonoaudiologia, identificou-se a Linguagem como a predominante, seguida da Educacional, Audiologia, Voz e Fluência. Concluiu-se que a teoria comportamental está presente nas práticas fonoaudiológicas, sendo necessários novos estudos que investiguem as produções internacionais.

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

Marconato, E., Santos, F. R., Ferreira, D. M. O., & Nascimento, E. N. (2018). A teoria comportamental na prática fonoaudiológica: uma revisão de literatura. Distúrbios Da Comunicação, 30(2), 234–241. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i2p-234-241

Edição

Seção

Artigos