A Anamnese Fonoaudiológica segundo os preceitos da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)

Autores

  • Fernanda Chequer de Alcântara Pinto Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina
  • Ana Maria Schiefer Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina
  • Jacy Perissinoto Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i2p-252-265

Palavras-chave:

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, Fonoaudiologia, Classificações em Saúde, Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem, Classificação

Resumo

Objetivo: identificar, por meio da anamnese fonoaudiológica, quais as categorias e componentes mais frequentes relacionados à funcionalidade segundo os princípios da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), em quadros de Transtornos de Linguagem e Fala. Métodos: pesquisa retrospectiva de acervo parcial de registros de entrevista fonoaudiológica de clínica-escola, correspondente a 1000 casos avaliados entre os anos de 2004 a 2013; após cálculo estatístico, constituiu-se uma amostra por conveniência de 110 protocolos. Analisaram-se os registros da anamnese de acordo com as 362 categorias do nível dois da CIF e considerou-se na seleção um corte, arbitrário, nas 30 primeiras categorias mais frequentes de cada domínio e entre todas elas, para o agrupamento. Para o tratamento estatístico adotou-se o Teorema do Limite Central e a Leis dos Grandes Números para o cálculo pré-amostral e o teste não-paramétrico Igualdade de Duas Proporções, na análise da frequência. Resultados: as categorias mais frequentes foram: b176 (funções mentais para a sequência de movimentos complexos), d310 (comunicar e receber mensagens orais), d330 (falar) e e410 (atitudes individuais de membros da família próxima). Os componentes mais frequentes foram função do corpo e atividades/participação, os menos frequentes, os fatores ambientais e estrutura do corpo. As queixas “aprendizagem e fala” e “dificuldades de aprendizagem” foram as que apresentaram mais categorias nos componentes. Conclusão: foi possível a identificação de categorias e componentes da CIF, relacionados à funcionalidade, recorrentes em relatos da anamnese fonoaudiológica. Deste modo, esse resultado amplia o olhar e o cuidado do fonoaudiólogo com a saúde do indivíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Chequer de Alcântara Pinto, Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina

Fonoaudióloga, Especialização em Linguagem e Fala na Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina. Mestre e Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana pela Unifesp/EPM

Ana Maria Schiefer, Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina

Fonoaudióloga Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Unifesp, Professora Associada da Disciplina de DCH da Unifesp

Jacy Perissinoto, Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina

Fonoaudióloga Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Unifesp, Professora Associada da Disciplina de DCH da Unifesp

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Pinto, F. C. de A., Schiefer, A. M., & Perissinoto, J. (2018). A Anamnese Fonoaudiológica segundo os preceitos da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Distúrbios Da Comunicação, 30(2), 252–265. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i2p-252-265

Edição

Seção

Artigos