Potencial evocado auditivo de longa latência em crianças com desenvolvimento típico
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-585-594Palavras-chave:
Eletrofisiologia, Potenciais evocados auditivos, Potencial evocado P300, Crianças, AudiçãoResumo
Introdução: O Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência é utilizado para avaliar o processamento cortical da informação acústica. Objetivo: Descrever e comparar os valores de latência e amplitude do Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência em crianças. Além disso, fornecer valores de referência. Material e Método: Estudo transversal e quantitativo, no qual foram avaliados 20 indivíduos com idade entre 5 e 9 anos e 11 meses, com desenvolvimento típico. Realizou-se tal potencial auditivo, com o equipamento Smart EP (Intelligent Hearing Systems), com estímulos verbais utilizando fones de inserção. Teste de Wilcoxon e teste de Mann-Whitney foram utilizados. Resultados: Não houve diferença estatisticamente significante em relação aos valores de latência e amplitude dos componentes deste potencial, considerando as variáveis orelha e gênero. Forneceram-se os valores de referência para latência e amplitude dos componentes deste potencial. Conclusão: A partir deste estudo foi possível propor valores de referência para os componentes deste potencial para a amostra estudada, considerando que não houve diferença estatisticamente significante para as variáveis estudadas.
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Copyright (c) 2018 Amália El Hatal de Souza, Laís Ferreira, Bianca Bertuol, Simone Nicolini de Simoni, Eliara Pinto Vieira Biaggio
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