A influência da música amplificada no perfil auditivo de estudantes de ensino médio

Autores

  • Daniela dos Santos de Oliveira Universidade de Passo Fundo
  • Maiara Zamboni Universidade de Passo Fundo
  • Lenita da Silva Quevedo Universidade de Passo Fundo
  • Luciane Daroit Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-522-533

Palavras-chave:

Audição, Estudantes, Música, Perda Auditiva

Resumo

Objetivo: Verificar o perfil auditivo de estudantes de Ensino Médio, usuários de música amplificada em dispositivos de escuta pessoal. Método: Foi aplicado questionário e concedidas informações sobre saúde auditiva, sendo realizada a avaliação audiológica composta por Audiometria Tonal Liminar, Imitanciometria e Emissões Otoacústicas Evocadas por Produto de Distorção. Resultados: A média de faixa etária dos 19 estudantes de Ensino Médio participantes foi 16,36 anos. Todos fazem uso de fone de ouvido, 31,6% usam o fone de ouvido de 1 a 3 anos e 42,1% utilizam-no de 1 a 3 horas por dia, 52,6% dos sujeitos fazem uso de 51 a 75% da potência do aparelho e 42,1% classificam o som que ouvem como alto. As médias de limiares auditivos de via aérea apresentaram-se dentro da normalidade, porém, observou-se leve rebaixamento na frequência de 6000 Hz em relação à frequência de 4000 Hz e 8000 Hz, em ambas as orelhas. Indivíduos com zumbido apresentaram as médias de sinal/ruído de emissões otoacústicas inferiores em praticamente todas as frequências, ocorrendo diferença estatisticamente significante na frequência de 5000 Hz na orelha direita. Conclusões: Observaram-se sinais indicativos de possíveis alterações em frequências altas, que são comumente afetadas pela exposição ao ruído e música amplificada. Mesmo reconhecendo que ouvem música alta e sabendo que a mesma prejudica a audição, grande parte dos indivíduos deste estudo não está ciente de que a alteração causada pela música amplificada é irreversível.

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Biografia do Autor

Daniela dos Santos de Oliveira, Universidade de Passo Fundo

Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia/ Universidade de Passo Fundo

Maiara Zamboni, Universidade de Passo Fundo

Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia/ Universidade de Passo Fundo

Lenita da Silva Quevedo, Universidade de Passo Fundo

Titulação: Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Federal de Santa MariaProfessora Assistente II do Curso de Fonoaudiologia, na área de Audiologia, na Universidade de Passo Fundo

Luciane Daroit, Universidade de Passo Fundo

Titulação: Mestre em Ensino de Ciências ExatasProfessora de Estatística na Universidade de Passo Fundo

Publicado

2018-09-24

Como Citar

Oliveira, D. dos S. de, Zamboni, M., Quevedo, L. da S., & Daroit, L. (2018). A influência da música amplificada no perfil auditivo de estudantes de ensino médio. Distúrbios Da Comunicação, 30(3), 522–533. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-522-533

Edição

Seção

Artigos