Uso do sistema de frequência modulada por escolares com perda auditiva
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i1p12-21Palavras-chave:
Auxiliares de audição, Deficiência auditiva, Inclusão, SurdezResumo
Introdução: a inclusão em conjunto com a acessibilidade e as novas tecnologias são aspectos que se encontram interligados sob a ótica da intervenção voltada a pessoas com deficiência auditiva. Como estratégia de acessibilidade, o sistema de frequência modulada (FM), possibilita a percepção direcionada dos sons. Objetivo: verificar o uso do sistema FM por escolares com perda auditiva. Método: trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e transversal. Foi aplicado um questionário específico para cada segmento envolvido com o sistema FM: estudantes, professores e responsáveis legais. Os dados foram armazenados em planilha do programa Excel e foi realizada uma análise descritiva, por meio de quadros e gráficos percentuais. Resultados: o uso do sistema de FM proporcionou a acessibilidade em relação à comunicação entre os alunos com deficiência auditiva, pais e professores. Os estudantes apresentaram melhora no desempenho escolar após o uso do sistema de FM (77,77%). Além disso, eles afirmaram ouvir bem o professor (72,22%). Já os pais, por sua vez, relataram melhora no rendimento escolar do filho (78,94%). Evidenciou-se também o despreparo dos professores em relação à educação inclusiva e à adaptação de metodologias direcionadas à demanda educacional. Os professores relataram que não se sentem preparados para atender a essa demanda (51,51%). Conclusão: o uso do sistema de FM pelos estudantes no ambiente educacional está relacionado à melhora da percepção da fala em ambientes ruidosos, conforme as concepções dos estudantes, pais e professores. As instituições de ensino necessitam realizar ações direcionadas às práticas inclusivas na área da acessibilidade auditiva, bem como promover ações voltadas à capacitação do corpo docente.
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