Uso do sistema de frequência modulada por escolares com perda auditiva

Autores

  • Dayane Silva de Carvalho Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Cristiane Monteiro Pedruzzi Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i1p12-21

Palavras-chave:

Auxiliares de audição, Deficiência auditiva, Inclusão, Surdez

Resumo

Introdução: a inclusão em conjunto com a acessibilidade e as novas tecnologias são aspectos que se encontram interligados sob a ótica da intervenção voltada a pessoas com deficiência auditiva. Como estratégia de acessibilidade, o sistema de frequência modulada (FM), possibilita a percepção direcionada dos sons. Objetivo: verificar o uso do sistema FM por escolares com perda auditiva. Método: trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e transversal. Foi aplicado um questionário específico para cada segmento envolvido com o sistema FM: estudantes, professores e responsáveis legais. Os dados foram armazenados em planilha do programa Excel e foi realizada uma análise descritiva, por meio de quadros e gráficos percentuais. Resultados: o uso do sistema de FM proporcionou a acessibilidade em relação à comunicação entre os alunos com deficiência auditiva, pais e professores. Os estudantes apresentaram melhora no desempenho escolar após o uso do sistema de FM (77,77%). Além disso, eles afirmaram ouvir bem o professor (72,22%). Já os pais, por sua vez, relataram melhora no rendimento escolar do filho (78,94%). Evidenciou-se também o despreparo dos professores em relação à educação inclusiva e à adaptação de metodologias direcionadas à demanda educacional. Os professores relataram que não se sentem preparados para atender a essa demanda (51,51%). Conclusão: o uso do sistema de FM pelos estudantes no ambiente educacional está relacionado à melhora da percepção da fala em ambientes ruidosos, conforme as concepções dos estudantes, pais e professores. As instituições de ensino necessitam realizar ações direcionadas às práticas inclusivas na área da acessibilidade auditiva, bem como promover ações voltadas à capacitação do corpo docente.

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Biografia do Autor

Dayane Silva de Carvalho, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Graduada em fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Cristiane Monteiro Pedruzzi, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Mestra em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil(2012).
Professora Assistente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas , Brasil.

Publicado

2019-03-29

Como Citar

Carvalho, D. S. de, & Pedruzzi, C. M. (2019). Uso do sistema de frequência modulada por escolares com perda auditiva. Distúrbios Da Comunicação, 31(1), 12–21. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i1p12-21

Edição

Seção

Artigos