Fonoaudiologia educacional: reflexões acerca da medicalização da educação
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p655-666Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Linguagem, Educação, MedicalizaçãoResumo
Introdução: Ao longo dos últimos anos, práticas fonoaudiológicas educacionais têm sido direcionadas para identificar alterações de linguagem e aprendizagem do aluno. Diversos profissionais têm debatido esse contexto que, em última instância, se reflete no fracasso escolar. Objetivo: refletir sobre o papel da fonoaudiologia educacional e o processo de medicalização na educação. Método: Pesquisa bibliográfica com uso das palavras chaves: fonoaudiologia educacional e medicalização da educação. Resultados: A escola é considerada promotora de oportunidades para a melhoria na qualidade de vida do cidadão. Para o aluno que não apresenta o desenvolvimento esperado resta o fracasso escolar cujas causas têm sido diagnosticadas por profissionais da saúde vistos como capazes de solucionar o problema. Conclusão: Ao longo dos últimos anos, trabalhos e publicações da área, apesar de uma proposta institucional, continuam a assinalar forte tendência de manter o olhar clínico na Escola. Iniciativas procuram incentivar outras possibilidades de atuação, com vistas a uma parceria junto aos professores e famílias, com ênfase na singularidade do processo de aprendizagem e no papel que a Escola exerce como instituição formadora de cidadãos, tanto na rede regular de ensino, como na educação especial. A atuação do fonoaudiólogo educacional requer conhecimento do contexto educacional e das particularidades da instituição onde está inserido. Só assim as ações a serem desenvolvidas poderão favorecer a cidadania e reverter benefícios para toda comunidade. Essa é a meta daqueles que pensam a Educação para além dos muros da Escola.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Marta Cecilia Rabinovitsch Gertel, Ana Claudia Tenor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.