Audibilidade e desenvolvimento de linguagem oral em crianças com deficiência de audição

Autores

  • Tatiana Medeiros Deperon Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP - São Paulo (SP)
  • Renata de Souza Lima Figueiredo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP - São Paulo (SP)
  • Carolina Ferreira Leal University College of London - UCL
  • Beatriz de Castro Andrade Mendes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP - São Paulo (SP)
  • Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby Novaes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP - São Paulo (SP)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-551-560

Palavras-chave:

Inteligibilidade de fala, Auxiliares de audição, Perda auditiva, Vocabulário, Criança, Reabilitação da deficiência auditiva

Resumo

Introdução: A audibilidade, medida pelo SII (Índice de Inteligibilidade de fala), tem se mostrado uma condição necessária para o desenvolvimento de linguagem, pois permite o acesso ao input linguístico. O desenvolvimento de vocabulário tem provado ser um bom indicador do desenvolvimento de linguagem. Objetivo: investigar as características audiológicas e de desenvolvimento de linguagem oral em crianças com deficiência auditiva usuárias de aparelho de amplificação sonora individual. Método: Foram avaliadas 65 crianças entre 6 e 17 anos, usuárias de aparelho de amplificação sonora individual, quanto ao desempenho de vocabulário receptivo (Peabody Picture Vocabulary Test - PPVT-4) e audibilidade (SII 65). Resultados: A audibilidade para sons de fala revelou que, 9% dos sujeitos tinham SII 65 menor que 37, 47% tinham SII 65 entre 38 e 57 e 43% maior que 58. A pontuação média de escore padrão no teste de vocabulário foi de 51,8 pontos. Ao relacionar a audibilidade com o vocabulário, a tendência linear de aumento no desempenho de vocabulário com o aumento da audibilidade não foi significativa. Conclusões: As características e heterogeneidade da população pareceram representar as diferentes condições dos sujeitos acompanhados em um serviço de saúde auditiva no Brasil. Para a população estudada, a audibilidade não determinou o desempenho do vocabulário, sendo condição necessária, mas não suficiente para o desenvolvimento e crescimento do vocabulário.

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Publicado

2018-09-24

Como Citar

Deperon, T. M., Figueiredo, R. de S. L., Leal, C. F., Mendes, B. de C. A., & Novaes, B. C. de A. C. (2018). Audibilidade e desenvolvimento de linguagem oral em crianças com deficiência de audição. Distúrbios Da Comunicação, 30(3), 551–560. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-551-560

Edição

Seção

Artigos