Implementação de um Programa de Educação Ambiental para prevenção e controle da poluição sonora em uma escola de ensino fundamental da cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i1p22-32Palavras-chave:
Audição, Ruído, AprendizagemResumo
Introdução: O ruído tem feito parte do cotidiano dos grandes centros urbanos e pode causar efeitos negativos sobre a população em geral. Estudos têm evidenciado esses efeitos que começam a ser muito significativos, em especial na vida das crianças em fase escolar. Esses efeitos têm modificado não só a audição dessas crianças, mas a aprendizagem em geral. Objetivo: Implementar um programa de educação ambiental, visando o controle da poluição sonora em um ambiente escolar Método: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo realizado por meio de uma pesquisa de intervenção. Casuística: 11 classes de 25 alunos cada, da 4a série do EF. Procedimentos: aplicação com as crianças, de 5 atividades interativas educativas. Resultados: As atividades educativas desenvolvidas permitiram que as crianças percebessem o excesso de ruídos que circulam no ambiente, a necessidade de controlá-los e os meios para fazê-lo. Tais ações educativas apontaram a importância de se proteger deste tipo de poluição, obtendo, por consequência, saúde auditiva. Discussão: Há grande necessidade de implementação deste assunto no ambiente escolar, pois vários estudos reconhecem o problema, mas ainda existem poucas propostas de solução. Seria mais efetiva uma inclusão destes métodos no currículo escolar, e uma orientação para profissionais que atuam nesses ambientes. Conclusão: O Programa Educativo aplicado, visando o esclarecimento acerca das consequências danosas da poluição sonora, bem como a elaboração de soluções possíveis e eficazes, foi efetivo. Sugere-se a criação de outros programas e a sua implementação no cotidiano escolar, ligado a uma política de eficácia na aprendizagem e uma maior concientização popular do problema exposto.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Fernanda Cristina Reis Merli Martins, Teresa Maria Momensohn Santos, Ruth Ramalho Ruivo Palladino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.