Adolescência e surdez: vivências e expectativas de mães ouvintes e de filhos surdos

Autores

  • Jaqueline Jerseli Campache Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima Universidade Estadual de Campinas http://orcid.org/0000-0002-4203-0019
  • Maria de Fátima Campos Françozo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p297-307

Palavras-chave:

Adolescente, Surdez, Mães, Escolha da Profissão

Resumo

Introdução: A fase da adolescência é um marco na vida do indivíduo, pois é o momento em que muitas mudanças ocorrem. Nesta fase acontecem as transformações físicas tais como o desenvolvimento dos caracteres sexuais, modificações corpóreas e de estatura e transformações psicológicas, dentre outros. Surgem fatores e questões que repercutem no adolescente e na sua família, além da busca pela identidade e a maturidade e o final dessa fase é uma época em que várias decisões começam a ser tomadas para a vida futura. Objetivo: Compreender as vivências de mães ouvintes e de filhos surdos na adolescência, assim como as mudanças enfrentadas pela família nesta fase. Método: Para coletar os dados da pesquisa, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado, que foi aplicado com 5 mães e 5 filhos adolescentes surdos que frequentam uma instituição pública de reabilitação. Resultado: Os resultados mostraram que o adolescente surdo tem comportamentos semelhantes a adolescentes ouvintes, de busca da afirmação de identidade, enfatizando, no entanto, a identidade surda. As mães referiram mudanças de interesses e comportamentos nos filhos e ressaltaram a preocupação com o futuro deles, destacando-se a profissão de intérprete de LIBRAS como possibilidade de escolha, principalmente pela habilidade comunicativa dos adolescentes. Estes, porém, apresentaram escolhas diferentes em relação ao futuro profissional. Em termos da comunicação, os adolescentes mencionaram facilidade em inserir a LIBRAS na vida cotidiana, diferindo das mães, que relataram dificuldades em razão das constantes variações da língua. Conclusão: Os adolescentes parecem ter uma boa adaptação em relação à surdez, à convivência familiar e social.

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Biografia do Autor

Jaqueline Jerseli Campache, Universidade Estadual de Campinas

Fonoaudióloga

Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, Universidade Estadual de Campinas

Fonoaudióloga, Doutora, docente do Curso de Fonoaudiologia da Unicamp

Maria de Fátima Campos Françozo

Assistente Social, doutora, Docente do Cursod e Fonoaudiologia da Unicamp.

Publicado

2019-07-24

Como Citar

Campache, J. J., Lima, M. C. M. P., & Françozo, M. de F. C. (2019). Adolescência e surdez: vivências e expectativas de mães ouvintes e de filhos surdos. Distúrbios Da Comunicação, 31(2), 297–307. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p297-307

Edição

Seção

Artigos