Desenho infantil – evolução e aplicabilidades na clínica fonoaudiológica

Autores

  • Dariana Guadagnin Faculdade Nossa Senhora de Fátima - Caxias do Sul/RS
  • Roberta Freitas Dias Faculdade Nossa Senhora de Fátima- Caxias do Sul/RS

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i3p418-427

Palavras-chave:

Desenho, Criança, Desenvolvimento Infantil, Desenvolvimento da Linguagem

Resumo

Objetivos: Descrever e analisar a evolução do desenho de crianças com desenvolvimento típico de linguagem na Educação Infantil e discutir a sua aplicabilidade na clínica fonoaudiológica. Métodos: A coleta de dados foi realizada em uma escola de educação infantil, com 25 alunos de dois a cinco anos de idade, no período de julho a setembro de 2017. Foram realizadas três atividades distintas, em grupo, com intervalo de um mês entre elas, conforme a faixa etária. Para a classificação dos desenhos utilizou-se a proposta de Lowenfeld e Brittain. A análise qualitativa baseou-se em Montanini. Os dados obtidos foram analisados por meio do teste exato de Fisher e o teste de Friedman. Resultados: Verificou-se diferença significante, quanto à classificação dos desenhos, entre as faixas etárias. Ao considerar a sua evolução, baseado nos três encontros, não se observou diferença relevante. Conclusão: Observou-se, a partir das análises qualitativa e quantitativa, evolução do desenho infantil, à medida que a criança vai se desenvolvendo. Dada a importância de estudos sobre o desenho infantil para a Fonoaudiologia, sugere-se que outras intervenções relacionadas à evolução do desenho sejam desenvolvidas, de forma individual e com maior intervalo de tempo entre as coletas de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dariana Guadagnin, Faculdade Nossa Senhora de Fátima - Caxias do Sul/RS

Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia.

Roberta Freitas Dias, Faculdade Nossa Senhora de Fátima- Caxias do Sul/RS

Professora do Curso de Fonoaudiologia.

Publicado

2019-10-28

Como Citar

Guadagnin, D., & Dias, R. F. (2019). Desenho infantil – evolução e aplicabilidades na clínica fonoaudiológica. Distúrbios Da Comunicação, 31(3), 418–427. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i3p418-427

Edição

Seção

Artigos