Desenho infantil – evolução e aplicabilidades na clínica fonoaudiológica

Autores

  • Dariana Guadagnin Faculdade Nossa Senhora de Fátima - Caxias do Sul/RS
  • Roberta Freitas Dias Faculdade Nossa Senhora de Fátima- Caxias do Sul/RS

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i3p418-427

Palavras-chave:

Desenho, Criança, Desenvolvimento Infantil, Desenvolvimento da Linguagem

Resumo

Objetivos: Descrever e analisar a evolução do desenho de crianças com desenvolvimento típico de linguagem na Educação Infantil e discutir a sua aplicabilidade na clínica fonoaudiológica. Métodos: A coleta de dados foi realizada em uma escola de educação infantil, com 25 alunos de dois a cinco anos de idade, no período de julho a setembro de 2017. Foram realizadas três atividades distintas, em grupo, com intervalo de um mês entre elas, conforme a faixa etária. Para a classificação dos desenhos utilizou-se a proposta de Lowenfeld e Brittain. A análise qualitativa baseou-se em Montanini. Os dados obtidos foram analisados por meio do teste exato de Fisher e o teste de Friedman. Resultados: Verificou-se diferença significante, quanto à classificação dos desenhos, entre as faixas etárias. Ao considerar a sua evolução, baseado nos três encontros, não se observou diferença relevante. Conclusão: Observou-se, a partir das análises qualitativa e quantitativa, evolução do desenho infantil, à medida que a criança vai se desenvolvendo. Dada a importância de estudos sobre o desenho infantil para a Fonoaudiologia, sugere-se que outras intervenções relacionadas à evolução do desenho sejam desenvolvidas, de forma individual e com maior intervalo de tempo entre as coletas de dados.

Downloads

Metrics

PDF views
412
Oct 28 '19Oct 31 '19Nov 01 '19Nov 04 '19Nov 07 '19Nov 10 '19Nov 13 '19Nov 16 '19Nov 19 '19Nov 22 '19Nov 25 '1932
| |

Biografia do Autor

Dariana Guadagnin, Faculdade Nossa Senhora de Fátima - Caxias do Sul/RS

Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia.

Roberta Freitas Dias, Faculdade Nossa Senhora de Fátima- Caxias do Sul/RS

Professora do Curso de Fonoaudiologia.

Publicado

2019-10-28

Como Citar

Guadagnin, D., & Dias, R. F. (2019). Desenho infantil – evolução e aplicabilidades na clínica fonoaudiológica. Distúrbios Da Comunicação, 31(3), 418–427. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i3p418-427

Edição

Seção

Artigos