Aquisição fonológica em pré-escolares e deficiência de ferro: um estudo populacional
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i4p549-556Palavras-chave:
Iron deficiency, Child language, Preschool Children.Resumo
Introdução – Esta pesquisa teve o objetivo de analisar a aquisição fonológica e sua relação com dados demográficos e a deficiência de ferro em pré-escolares da cidade de Vicente Dutra-RS. Método – Foi realizado estudo transversal, utilizando dados de hemograma (hemoglobina, ferritina e saturação transferrina) e dados sobre a aquisição da linguagem oral e da escrita numa população de 51 crianças (26 meninas, 51%), com 5,3±0,3 anos de idade. Resultados – Não foi encontrada associação da deficiência de ferro com aquisição da linguagem oral e escrita. Contudo, foi observada associação entre as variáveis aquisição fonológica e hipótese de escrita (valor sonoro), p=0,006, e aquisição fonológica e desvios fonéticos (p=0,012). Conclusões – Os dados encontrados nesta pesquisa transversal não sugerem relação entre linguagem e deficiência de ferro; contudo, amostras maiores em estudos longitudinais seriam interessantes para melhor compreensão dos achados.
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Copyright (c) 2020 Maristela Cavalheiro Tamborindeguy França, Milene Urrutia de Azevedo, Marcio Pezzini França, Liane Esteves Daudt, Rudimar dos Santos Riesgo
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