Percepção de estudantes de Fonoaudiologia sobre a Supervisão Clínica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p246-254Palavras-chave:
Estágio Clínico, Ensino, Aprendizagem, FonoaudiologiaResumo
Investigou-se a percepção de estagiários de um Curso de Fonoaudiologia sobre a supervisão clínica. Um instrumento dirigido com escala Likert (0-5) foi preenchido por 44 estudantes do 6º e 8º período e analisados por estatística não paramétrica. Houve maior percentual de respostas para “concordo parcialmente” (CP) ou “concordo totalmente” (CT) para a Percepção sobre a Supervisão da Prática Profissionalizante (PSPP), Percepção sobre a Função do Supervisor (PFS) e Percepção do Papel do Estagiário (PPE). No PSPP, embora predominassem respostas CT, 100% dos participantes não opinaram sobre “A supervisão fortalece o embasamento teórico e o raciocínio clínico”. No PFS, na questão identificação e discussão dos sentimentos e reações do estagiário, 43,18% para CP, seguido por 20,45% para DP. No PPE, 34,09% discordaram parcialmente que a expectativa, tensão e ansiedade influenciam negativamente o aprendizado, seguido de 25,00% para CT. Evidenciou-se importância do supervisor, estagiário e supervisão clínica, como modelo de ensino-aprendizagem para aquisição e aprimoramento de habilidades e competências necessárias para a prática profissional.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Patrícia Pupin Mandrá, Rita Cristina Sadako Kuroishi, Nathaly Anne de Souza Gomes, Matheus Francoy Alpes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.