Percepção de estudantes de Fonoaudiologia sobre a Supervisão Clínica

Autores

  • Patrícia Pupin Mandrá Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Rita Cristina Sadako Kuroishi Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Nathaly Anne de Souza Gomes
  • Matheus Francoy Alpes Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p246-254

Palavras-chave:

Estágio Clínico, Ensino, Aprendizagem, Fonoaudiologia

Resumo

Investigou-se a percepção de estagiários de um Curso de Fonoaudiologia sobre a supervisão clínica. Um instrumento dirigido com escala Likert (0-5) foi preenchido por 44 estudantes do 6º e 8º período e analisados por estatística não paramétrica. Houve maior percentual de respostas para “concordo parcialmente” (CP) ou “concordo totalmente” (CT) para a Percepção sobre a Supervisão da Prática Profissionalizante (PSPP), Percepção sobre a Função do Supervisor (PFS) e Percepção do Papel do Estagiário (PPE). No PSPP, embora predominassem respostas CT, 100% dos participantes não opinaram sobre “A supervisão fortalece o embasamento teórico e o raciocínio clínico”. No PFS, na questão identificação e discussão dos sentimentos e reações do estagiário, 43,18% para CP, seguido por 20,45% para DP. No PPE, 34,09% discordaram parcialmente que a expectativa, tensão e ansiedade influenciam negativamente o aprendizado, seguido de 25,00% para CT. Evidenciou-se importância do supervisor, estagiário e supervisão clínica, como modelo de ensino-aprendizagem para aquisição e aprimoramento de habilidades e competências necessárias para a prática profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrícia Pupin Mandrá, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Docente do Curso de Fonoaudiologia do Departamento de Ciências da Saúde - FMRP/USP

Rita Cristina Sadako Kuroishi, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Técnica em Laboratório do Departamento de Ciências da Saúde - FMRP/USP

Nathaly Anne de Souza Gomes

Fonoaudióloga formada pelo Departamento de Ciências da Saúde - FMRP/USP

Matheus Francoy Alpes, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Fonoaudiólogo formada pelo Departamento de Ciências da Saúde - FMRP/USP e Doutorando do Programa de Pós Graduação em Clínica Médica - FMRP/USP

Publicado

2019-07-24

Como Citar

Mandrá, P. P., Kuroishi, R. C. S., Gomes, N. A. de S., & Alpes, M. F. (2019). Percepção de estudantes de Fonoaudiologia sobre a Supervisão Clínica. Distúrbios Da Comunicação, 31(2), 246–254. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p246-254

Edição

Seção

Artigos