Percepção de estudantes de Fonoaudiologia sobre a Supervisão Clínica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p246-254Palavras-chave:
Estágio Clínico, Ensino, Aprendizagem, FonoaudiologiaResumo
Investigou-se a percepção de estagiários de um Curso de Fonoaudiologia sobre a supervisão clínica. Um instrumento dirigido com escala Likert (0-5) foi preenchido por 44 estudantes do 6º e 8º período e analisados por estatística não paramétrica. Houve maior percentual de respostas para “concordo parcialmente” (CP) ou “concordo totalmente” (CT) para a Percepção sobre a Supervisão da Prática Profissionalizante (PSPP), Percepção sobre a Função do Supervisor (PFS) e Percepção do Papel do Estagiário (PPE). No PSPP, embora predominassem respostas CT, 100% dos participantes não opinaram sobre “A supervisão fortalece o embasamento teórico e o raciocínio clínico”. No PFS, na questão identificação e discussão dos sentimentos e reações do estagiário, 43,18% para CP, seguido por 20,45% para DP. No PPE, 34,09% discordaram parcialmente que a expectativa, tensão e ansiedade influenciam negativamente o aprendizado, seguido de 25,00% para CT. Evidenciou-se importância do supervisor, estagiário e supervisão clínica, como modelo de ensino-aprendizagem para aquisição e aprimoramento de habilidades e competências necessárias para a prática profissional.
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Copyright (c) 2019 Patrícia Pupin Mandrá, Rita Cristina Sadako Kuroishi, Nathaly Anne de Souza Gomes, Matheus Francoy Alpes
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