Estudo comparativo sobre a aquisição de palavras de classe aberta e classe fechada em crianças com desenvolvimento típico de linguagem
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i3p411-417Palavras-chave:
Vocabulário, Desenvolvimento da Linguagem, Desenvolvimento Infantil, Fala, CriançaResumo
Introdução: O aumento do vocabulário é um aspecto de grande importância para o desenvolvimento cognitivo da criança. Abrange vários aspectos das palavras como suas pronúncias, as definições de seus significados, regras sintáticas de seus usos e o modo como as palavras são escritas. Objetivo: verificar a aquisição de palavras de classe aberta e fechada em crianças com idades entre 2 anos e 4 anos, 11 meses e 29 dias, matriculadas em escolas de educação infantil da rede pública municipal de de Santa Maria. Métodos: a amostra foi composta por 72 crianças com idades entre dois e quatro anos, 11 meses e 29 dias, sendo 36 meninos e 36 meninas, distribuídos uniformemente entre faixas etárias, com desenvolvimento típico de linguagem. Foram realizadas filmagens da fala espontânea de cada sujeito, e após, realizou-se a análise do vocabulário. Para análise estatística foram utilizados o Programa Statistical Analysis System, versão 9.2 e os testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Em ambos os testes o nível de significância adotado foi de 5% (p < 0,05). Resultados: não houve influência do sexo no desempenho de aquisição de classes de palavras. No entanto, quanto à faixa etária, pode ser observada diferença estatisticamente significante na aquisição de palavras de classe fechada. Conclusão: de acordo com os resultados, foi possível concluir que a aquisição de palavras de classe aberta não é influenciada pelas variáveis sexo e idade. Houve relação positiva entre aquisição de palavras de classe fechada e a faixa etária, sendo maior nas crianças com maior idade.
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