Estudo comparativo sobre a aquisição de palavras de classe aberta e classe fechada em crianças com desenvolvimento típico de linguagem

Autores

  • Letícia Arruda Nóro Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda do programa de pós graduação da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Diogo Ribas dos Santos UFSM. Mestrando do Programa de Pós graduação em distúrbios da comunicação humana.
  • Renata de Quadros Machado UFSM. Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria.
  • Karine Rodrigues Freitas UFSM. Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria.
  • Gabriela Brum dos Santos UFSM. Mestranda do Programa de Pós graduação em distúrbios da comunicação humana.
  • Fernanda Marafiga Wiethan UFSM. Pós doutora em Distúrbios da Comunicação Humana.
  • Helena Bolli Mota UFSM. Professora titular do curso de fonoaudiologia e pós graduação em distúrbios da comunicação humana.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i3p411-417

Palavras-chave:

Vocabulário, Desenvolvimento da Linguagem, Desenvolvimento Infantil, Fala, Criança

Resumo

Introdução: O aumento do vocabulário é um aspecto de grande importância para o desenvolvimento cognitivo da criança. Abrange vários aspectos das palavras como suas pronúncias, as definições de seus significados, regras sintáticas de seus usos e o modo como as palavras são escritas. Objetivo: verificar a aquisição de palavras de classe aberta e fechada em crianças com idades entre 2 anos e 4 anos, 11 meses e 29 dias, matriculadas em escolas de educação infantil da rede pública municipal de de Santa Maria. Métodos: a amostra foi composta por 72 crianças com idades entre dois e quatro anos, 11 meses e 29 dias, sendo 36 meninos e 36 meninas, distribuídos uniformemente entre faixas etárias, com desenvolvimento típico de linguagem. Foram realizadas filmagens da fala espontânea de cada sujeito, e após, realizou-se a análise do vocabulário. Para análise estatística foram utilizados o Programa Statistical Analysis System, versão 9.2 e os testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Em ambos os testes o nível de significância adotado foi de 5% (p < 0,05). Resultados: não houve influência do sexo no desempenho de aquisição de classes de palavras. No entanto, quanto à faixa etária, pode ser observada diferença estatisticamente significante na aquisição de palavras de classe fechada. Conclusão: de acordo com os resultados, foi possível concluir que a aquisição de palavras de classe aberta não é influenciada pelas variáveis sexo e idade. Houve relação positiva entre aquisição de palavras de classe fechada e a faixa etária, sendo maior nas crianças com maior idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Letícia Arruda Nóro, Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda do programa de pós graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

Estudante de Doutorado do Programa de Pós graduação em Distúrbios da Comunicação Humana.

Publicado

2019-10-28

Como Citar

Nóro, L. A., Santos, D. R. dos, Machado, R. de Q., Freitas, K. R., Santos, G. B. dos, Wiethan, F. M., & Mota, H. B. (2019). Estudo comparativo sobre a aquisição de palavras de classe aberta e classe fechada em crianças com desenvolvimento típico de linguagem. Distúrbios Da Comunicação, 31(3), 411–417. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i3p411-417

Edição

Seção

Artigos