Evolução da leitura e estrutura narrativa no reconto em escolares do segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i4p651-663Palavras-chave:
Leitura, Compreensão, Cognição, EstudantesResumo
A compreensão configura um processo refinado, no qual as menores unidades de um texto são progressivamente integradas entre si e com o conhecimento do leitor. É possível verificar essa habilidade por meio do reconto. Este trabalho teve como objetivo realizar estudo da leitura e estruturas narrativas no reconto de escolares do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I. Foi realizada a gravação de leitura e reconto de texto narrativo, em voz alta, de 101 alunos do 2º e 3° anos de escolas pública e particular, seguida de aplicação de questionário de interpretação, contendo 10 questões de múltipla escolha, tendo apenas uma resposta correta para cada questão. Os dados coletados foram analisados segundo o Modelo de Compreensão de Texto de Estrutura Causal, foram realizadas análises descritivas, de associação e de correlação dos dados. A análise permitiu verificar que há associação com significância estatística entre: categorias do reconto e ano escolar; inferência com ano escolar e categorias do reconto; Interferência com categorias do reconto; reconstrução com sexo. As questões corretas não diferiram entre os anos, bem como o desempenho nas questões de inferências não diferiu para questões literais. Não houve classificação na melhor categoria de reconto. Foi possível verificar que há uma evolução entre segundo e terceiro anos em relação à narrativa do reconto, no que diz respeito a inferências, número de cláusulas no reconto, e acurácia. Os achados colaboram para técnicas mais assertivas nas habilidades avaliadas, reconhecimento de quando podem estar defasadas e identificação de métodos de aprendizagem mais adequados.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Nicole Inêz Galvão, Ariana de Assis Souza, Edlaine Souza Pereira, Letícia Correa Celeste, Luciana Mendonça Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.