A inscrição da escrita na criança: relação do sujeito com as rasuras em textos copiados

Autores

  • Letícia do Nascimento Schavarem Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro, Irati, Paraná, Brasil.
  • Patricia Aspilicueta Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro, Irati, Paraná, Brasil.
  • Juliana Marcolino Galli Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro, Irati, Paraná, Brasil.
  • Michelly Daiane de Souza Gaspar Cordeiro Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro, Irati, Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p181-195

Palavras-chave:

Linguagem, Criança, Linguística, Fonoaudiologia

Resumo

Introdução: Este estudo pretende discutir o funcionamento das rasuras e sua relação com a criança em processo de aquisição da escrita, visto que estas são marcas de um conflito entre o sujeito e a linguagem. A reflexão é sustentada pela perspectiva Interacionista em aquisição de linguagem, proposta por Cláudia De Lemos, com aproximações à Clínica de Linguagem. Objetivo: Apresentar e discutir as rasuras nos textos escritos por duas crianças que possuem dificuldades no processo de aquisição da escrita. Métodos: O estudo segue uma diretriz qualitativa e busca metodologicamente investigar a escrita do ponto de vista linguístico e subjetivo. Os dados para análise são textos e filmagens de duas crianças, coletados em um grupo que envolvia leitura de histórias e escrita. Esse grupo foi organizado e direcionado sem fins terapêuticos pela pesquisadora que é também fonoaudióloga. Resultados: Alguns textos apontam para um aprisionamento ao texto original, havendo uma insatisfação e estranhamento pelo efeito de não apresentar o texto igual, assim como pelo efeito da escuta/leitura imaginária afetada pelo discurso escolar. Por outro lado, há textos em que o estranhamento se refere ao imaginário de uma posição na linguagem, tomando uma posição de escuta/leitura em que o sujeito é cindido entre fala/escrita (operação simbólica e inconsciente) e escuta/leitura. Conclusão: Os movimentos são subjetivos e dizem de uma relação do sujeito com a escrita, possibilitando a discussão do que envolve a criança quando rasura e repete o texto do outro.

  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Letícia do Nascimento Schavarem, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro, Irati, Paraná, Brasil.

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.  

Patricia Aspilicueta, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro, Irati, Paraná, Brasil.

Fonoaudióloga, graduada pela Universidade Estácio de Sá. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná.  

Juliana Marcolino Galli, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro, Irati, Paraná, Brasil.

Fonoaudióloga, graduada pela PUC-SP, Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Linguísitca Aplicada pela PUC-SP.  

Michelly Daiane de Souza Gaspar Cordeiro, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro, Irati, Paraná, Brasil.

Fonoaudióloga, graduada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela mesma Universidade.  

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Schavarem, L. do N., Aspilicueta, P., Galli, J. M., & Cordeiro, M. D. de S. G. (2020). A inscrição da escrita na criança: relação do sujeito com as rasuras em textos copiados. Distúrbios Da Comunicação, 32(2), 181–195. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p181-195

Edição

Seção

Artigos