Efeitos da educação assistida por animais na leitura com um grupo de alunos do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p425-433

Palavras-chave:

Educação, Leitura, Aprendizagem, Vínculo Homem-Animal de Estimação.

Resumo

Introdução: A educação assistida por animais (EAA) difunde a utilização de animais como recurso pedagógico. A leitura assistida por cães é a intervenção mais pesquisada na EAA e os resultados apontam melhora no desempenho de leitura de alunos na presença de cães terapeutas. Objetivo: Descrever os efeitos da EAA na motivação e no desempenho em leitura de um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Método: Participaram 06 sujeitos com média de 10,9 anos, 02 masculino e 04 feminino, alunos do 5º ano de uma escola municipal. Trata-se de pesquisa experimental, de intervenção, qualitativa. Cada sujeito participou de 06 sessões de leitura em voz alta com duração de 20 minutos, as cinco primeiras com e a última sem a presença do cão. Previamente, os sujeitos responderam ao questionário relativo ao contato com animais e atividades de leitura e pós sessões, sobre relações entre a EAA e leitura. As respostas foram descritas para traçar os perfis individuais e as sessões foram analisadas por meio de categorias de análise de conteúdo a posteriori, de acordo com a incidência e a relevância em relação ao objetivo da pesquisa. Resultados: De acordo com a percepção dos 06 sujeitos, suas habilidades de leitura melhoraram após as sessões e 04 passaram a ler com mais frequência. Conclusão: Os resultados obtidos sugerem que a Educação Assistida por Animais pode impactar beneficamente o desempenho de estudantes por operar, de forma positiva, na autopercepção frente às habilidades de leitura.

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Biografia do Autor

Andrea Lorenzon Petenucci, Pontifícia Universidade Católica

Mestre em Fonoaudiologia 

Area: linguagem

Publicado

2020-09-03

Como Citar

Petenucci, A. L., & Cunha, M. C. (2020). Efeitos da educação assistida por animais na leitura com um grupo de alunos do ensino fundamental. Distúrbios Da Comunicação, 32(3), 425–433. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p425-433

Edição

Seção

Artigos