Educação Permanente em Saúde: preparação vocal para o professor

Autores

  • Valdir França de Macêdo Filho Faculdade IDE, Fortaleza - CE. http://orcid.org/0000-0002-4573-0061
  • Patrícia Larisse Alves de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p517-522

Palavras-chave:

Voz, Educação em Saúde, Docentes, Fonoaudiologia

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência fonoaudiológica de quinze ações de educação em saúde através de orientações e preparação vocal para professores. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo sobre ações de educação em saúde que foram executadas no período de 2014 a 2019 por um fonoaudiólogo da secretaria de saúde do município de Itapajé - CE, para professores de escolas da rede pública municipal. Resultados: As ações foram realizadas em forma de roda de conversa, sempre divididas em dois momentos. O primeiro momento destinava-se à apresentação de cuidados vocais e dos principais fatores de risco para saúde vocal dos professores. O segundo momento destinava-se à orientação sobre preparação vocal, através de exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal. Conclusão: Foi possível observar que as ações de saúde vocal foram proveitosas, pois levaram os professores a refletir e discutir sobre saúde vocal. Nessas ações, foram repassadas informações sobre cuidados vocais aos professores, prevenindo-os de prejuízos vocais causados pela utilização errônea da voz. Além disso, as ações de educação em saúde vocal proporcionaram momentos de grande aprendizagem sobre preparação da voz, ao serem apresentadas e ensinadas aos professores técnicas de aquecimento e desaquecimento das cordas vocais que contribuem para uma boa e longínqua atividade laboral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valdir França de Macêdo Filho, Faculdade IDE, Fortaleza - CE.

Graduação em Fonoaudiologia pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI; Especialização em Saúde Coletiva pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pós-graduando em MOTRICIDADE OROFACIAL COM ÊNFASE EM FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR E DISFAGIA, Faculdade IDE.

Patrícia Larisse Alves de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialização em Gestão e Supervisão Educacional com Docência do Ensino Superior, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Pedagoga e Coordenadora Técnico-Pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.

Publicado

2020-09-03

Como Citar

Macêdo Filho, V. F. de, & Sousa, P. L. A. de. (2020). Educação Permanente em Saúde: preparação vocal para o professor. Distúrbios Da Comunicação, 32(3), 517–522. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p517-522

Edição

Seção

Comunicações