Estudos de casos múltiplos: escolares com fissura labiopalatina no contexto da avaliação foniátrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p383-395

Palavras-chave:

Fenda labial, Fissura palatina, linguagem infantil

Resumo

Introdução: A foniatria tem interesse em fissura labiopalatina (FLP) devido à complexidade em aspectos de fala, linguagem e audição. Objetivo: No contexto da avaliação foniátrica em crianças escolares com fissura labiopalatina, o objetivo do estudo de múltiplos casos foi descrever a interferência de fatores clínicos no desempenho em testes da função perceptiva auditiva de linguagem, assim como a associação entre eles. Método: Trinta crianças, entre 6 anos e 2 meses e 9 anos e 11 meses, foram avaliadas pelo médico foniatra, em serviço interdisciplinar de tratamento da FLP: 13 (43%) fissura pós-forame incisivo e 17 (57%) fissura transforame incisivo. Foram descritos os fatores clínicos (incluindo tipo de fissura, idade na avaliação, sexo, condição socioeconômica, desempenho escolar, realização de fototerapia, exame audiológico e outros) e o desempenho em testes de discriminação auditiva, memória auditiva e consciência fonológica, incluindo a associação entre eles. Resultados: Não houve diferença significativa entre os grupos de fissura e médias de idade (p=0,618), sexo (p=0,431), nível socioeconômico (p=0,580) e desempenho escolar (p=0,785).A porcentagem de crianças que fez terapia é maior no grupo de fissura transforame (94,1%). Alterações nos testes: 4 crianças (13,3%) discriminação auditiva, 6 (20%) memória auditiva e 8 (26,7%) consciência fonológica. Os casos com desempenho escolar insatisfatório, mais tempo de fonoterapia e piores médias do limiar de reconhecimento de fala tiveram desempenho pior em memória auditiva e consciência fonológica. Conclusão: A avaliação foniátrica possibilitou o apontamento de fatores clínicos da fissura, que parecem, de alguma forma, interferir no desenvolvimento da linguagem destas crianças.

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Biografia do Autor

Mônica Elisabeth Simons Guerra, Pontifícia Universidade de São Paulo Mestrado

Mestranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia pela PUC-SP. 

Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Residência Médica em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Título de Especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)

Curso de Extensão em Foniatria pela ABORL-CCF.

Curso de Aprimoramento em Foniatria pela PUC-SP / DERDIC.

Mestre pela PUC-SP 

 

 

Vanessa Magosso Franchi, Pontifícia Universidade de São Paulo Mestrado

Título de Especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)

Curso de Extensão em Foniatria pela ABORL-CCF.

Curso de Aprimoramento em Foniatria pela PUC-SP / DERDIC.

Mestre pela PUC-SP 

  

Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby Novaes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: Sao Paulo, SP, BR Professor Titular

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: Sao Paulo, SP, BR
Professor Titular

Columbia University: New York, NY, US
Doctor of Education - Audiology (Audiology)

 

Publicado

2020-09-03

Como Citar

Guerra, M. E. S., Franchi, V. M., & Novaes, B. C. de A. C. (2020). Estudos de casos múltiplos: escolares com fissura labiopalatina no contexto da avaliação foniátrica. Distúrbios Da Comunicação, 32(3), 383–395. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p383-395

Edição

Seção

Artigos