Estudos de casos múltiplos: escolares com fissura labiopalatina no contexto da avaliação foniátrica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p383-395Keywords:
Fenda labial, Fissura palatina, linguagem infantilAbstract
Introdução: A foniatria tem interesse em fissura labiopalatina (FLP) devido à complexidade em aspectos de fala, linguagem e audição. Objetivo: No contexto da avaliação foniátrica em crianças escolares com fissura labiopalatina, o objetivo do estudo de múltiplos casos foi descrever a interferência de fatores clínicos no desempenho em testes da função perceptiva auditiva de linguagem, assim como a associação entre eles. Método: Trinta crianças, entre 6 anos e 2 meses e 9 anos e 11 meses, foram avaliadas pelo médico foniatra, em serviço interdisciplinar de tratamento da FLP: 13 (43%) fissura pós-forame incisivo e 17 (57%) fissura transforame incisivo. Foram descritos os fatores clínicos (incluindo tipo de fissura, idade na avaliação, sexo, condição socioeconômica, desempenho escolar, realização de fototerapia, exame audiológico e outros) e o desempenho em testes de discriminação auditiva, memória auditiva e consciência fonológica, incluindo a associação entre eles. Resultados: Não houve diferença significativa entre os grupos de fissura e médias de idade (p=0,618), sexo (p=0,431), nível socioeconômico (p=0,580) e desempenho escolar (p=0,785).A porcentagem de crianças que fez terapia é maior no grupo de fissura transforame (94,1%). Alterações nos testes: 4 crianças (13,3%) discriminação auditiva, 6 (20%) memória auditiva e 8 (26,7%) consciência fonológica. Os casos com desempenho escolar insatisfatório, mais tempo de fonoterapia e piores médias do limiar de reconhecimento de fala tiveram desempenho pior em memória auditiva e consciência fonológica. Conclusão: A avaliação foniátrica possibilitou o apontamento de fatores clínicos da fissura, que parecem, de alguma forma, interferir no desenvolvimento da linguagem destas crianças.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Mônica Elisabeth Simons Guerra, Vanessa Magosso Franchi, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby Novaes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.