Diagnóstico diferencial: perda auditiva ou transtorno do espectro do autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i4p574-586

Palavras-chave:

Diagnóstico diferencial, Perda auditiva, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

Introdução: a perda auditiva (PA) caracteriza-se por uma alteração no sistema auditivo, com diminuição da audição e o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é definido como uma alteração de desenvolvimento e do comportamento. Muitos sintomas da PA e do TEA se sobrepõem, requerendo um diagnóstico diferencial. Objetivo: determinar as características do atendimento em um Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva (SASA) para diagnóstico diferencial de deficiência auditiva em crianças de zero a 12 anos de idade, com suspeita ou confirmação de TEA. Metodologia: pesquisa quantitativa documental transversal em banco de dados com 94 registros de crianças de zero a 12 anos, com suspeita ou confirmação de TEA. A análise estatística foi descritiva com teste de comparação entre duas proporções (α < 5%). Resultados: dos 94 registros, 36 tinham a confirmação de TEA e 58, a suspeita deste. Houve prevalência do sexo masculino e da faixa etária de três a quatro anos. Observou-se forte tendência de crianças com TEA suspeito apresentarem audição dentro dos padrões da normalidade, enquanto que as com TEA confirmado tiveram forte tendência para ocorrência de PA condutiva. Na avaliação eletrofisiológica foram observadas alterações não compatíveis com PA coclear em alguns casos de TEA confirmado, sendo que nos atrasos de linguagem associados a outras alterações na função comunicativa houve forte tendência para alterações no PEATE não compatíveis com PA coclear. Conclusões: deve-se ter atenção, durante os atendimentos audiológicos infantis, para os resultados da avaliação eletrofisiológica, que associada à história clínica pode despertar a suspeita de TEA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriele Selli, Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI

Acadêmica do curso de fonoaudiologia da  Escola de Ciências da Saúde

Ana Carolina Steiner Stupp, Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI

Acadêmica do curso de fonoaudiologia da  Escola de Ciências da Saúde

Débora Frizzo Pagnossim, Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI

Mestre em distúrbios da comunicação humana

Doutoranda em oncoligia 

Docente do curso de Fonoaudiologia na UNIVALI

Responsável pelo serviço ambultorial de saúde auditiva da UNIVALI

Cristina Maria Pozzi, Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI


Doutorado em ciências

Docente do curso de medicina da UNIVALI

Neuropediatra do  serviço ambultorial de saúde auditiva da UNIVALI

Vanessa Maria de Assis Pessin, Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI

Fonoaudióloga no serviço ambultorial de saúde auditiva da UNIVALI

Pós graduada  em Audiologia Clínica e em Fonoaudiologia Hospitalar com Enfoque em Disfagias.

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Selli, G., Stupp, A. C. S., Pagnossim, D. F., Pozzi, C. M., & Pessin, V. M. de A. (2020). Diagnóstico diferencial: perda auditiva ou transtorno do espectro do autismo. Distúrbios Da Comunicação, 32(4), 574–586. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i4p574-586

Edição

Seção

Artigos