Percepções de graduandos do curso de Fonoaudiologia sobre o processo de ingresso e adaptação à Universidade
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i4p539-548Palavras-chave:
Adaptação, Formação Profissional, Universidades, Fonoaudiologia.Resumo
O objetivo foi verificar a percepção sobre o processo de ingresso e adaptação à Universidade de estudantes do primeiro semestre do Curso de Fonoaudiologia nos anos de 2017 e 2018. Para isso, foi elaborado um questionário semiestruturado com 10 questões dicotômicas (sim/não) e 1 questão aberta. Participaram 50 estudantes, majoritariamente do sexo feminino (90%) e com idade entre 18 e 27 anos. Destes, 38 (76%) tiveram que sair da casa dos pais, 17 (34%) apresentaram dificuldades ao ingressar na faculdade, 29 (58%) apresentaram problemas no processo de adaptação universitária e 49 (98%) e 50 (100%) afirmaram que os alunos e professores foram receptivos à sua chegada, respectivamente. 11 (22%) afirmaram ter presenciado ou sido vítimas de violência interpessoal/bullying e 48 (96%) notaram mudanças em si mesmos após o ingresso. 40 (90%) afirmaram que a experiência na Universidade estava correspondendo às expectativas anteriores ao ingresso, 49 (98%) concordaram que é um dever da Universidade oferecer algum tipo de ajuda e/ou apoio durante este processo, enquanto 48 (96%) afirmaram que a Instituição de ensino estava oferecendo tal auxílio. Como experiências individuais deste processo, os estudantes destacaram a importância do apoio da Universidade (26%), o impacto da mudança de rotina e apoio da família (16%), a organização de questões acadêmicas e curriculares (14%) e rituais iniciais como calouro(2%). Os estudantes concordaram que durante o processo de ingresso e adaptação à Universidade estão presentes demandas acadêmicas e pessoais que podem interferir em sua vivência universitária e que o apoio institucional é fundamental para auxiliá-los durante este período.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Matheus Francoy Alpes, Mariane Cristina Tavares Francisco, Aline Epiphanio Wolf
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.