Evolução linguística e cognitiva de crianças com transtorno de linguagem após intervenção com o uso do método PECS

Autores

  • Kelly da Silva Professora Doutora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe, Campus Antônio Garcia Filho (UFS), Lagarto/SE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9193-7282
  • Carolina Bernardi de Novaes Doutoranda em Ciência no Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP), Ribeirão Preto/SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5459-8103
  • Raphaela Barroso Guedes-Granzotti Professora Doutora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe, Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos (UFS), São Cristóvão/SE, Brasil.
  • Marisa Tomoe Hebihara Fukuda Professora Doutora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Ribeirão Preto/SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4360-4552
  • Patrícia Aparecida Zuanetti Doutora, Fonoaudióloga do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP), Ribeirão Preto/SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p141-152

Palavras-chave:

Transtorno de Comunicação Social, Comunicação não verbal, Crianças com Deficiência, Linguagem infantil, Cognição

Resumo

Introdução: Crianças com graves comprometimentos na comunicação podem se beneficiar da Comunicação Suplementar e Aumentativa para possibilitar a interação social e consequentemente o desenvolvimento cognitivo e linguístico. Objetivo: Comparar o desempenho linguístico e cognitivo de crianças com transtornos de linguagem pré e pós terapia utilizando como modelo de intervenção a comunicação por troca de figuras PECS. Método: Estudo retrospectivo, transversal híbrido por análise de prontuário de seis crianças com diagnóstico de grave transtorno de linguagem e idades entre quatro e nove anos. Todos os participantes foram atendidos semanalmente, por um período de quatro meses para implementação do protocolo PECS. Para avaliação foram utilizados o Protocolo de Observação Comportamental e o subitem avaliação da linguagem receptiva do Teste de Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem. Resultados: Em relação às habilidades dialógicas quatro crianças apresentaram melhor desempenho após o uso do PECS, sendo que uma já se encontrava no nível máximo avaliado neste item, antes da intervenção. Houve melhora nas funções comunicativas e nos meios de comunicação em quatro crianças. Observou-se desenvolvimento do simbolismo e na imitação gestual em duas crianças e na imitação sonora em quatro crianças. Conclusão: Observa-se que uso da Comunicação Suplementar e Aumentativa por troca de figuras PECS, mesmo por um curto período, auxiliou no desenvolvimento de habilidades comunicativas, na capacidade de imitação gestual/sonora e na compreensão verbal. Intercorrências podem influenciar diretamente a evolução comunicativa dos pacientes, por exemplo, aderência familiar ao tratamento ou prejuízo cognitivo severo.

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Publicado

2021-02-22

Como Citar

Silva, K. da, Novaes, C. B. de, Guedes-Granzotti, R. B., Fukuda, M. T. H., & Zuanetti, P. A. (2021). Evolução linguística e cognitiva de crianças com transtorno de linguagem após intervenção com o uso do método PECS. Distúrbios Da Comunicação, 33(1), 141–152. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p141-152

Edição

Seção

Artigos