Evolução linguística e cognitiva de crianças com transtorno de linguagem após intervenção com o uso do método PECS
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p141-152Palabras clave:
Transtorno de Comunicação Social, Comunicação não verbal, Crianças com Deficiência, Linguagem infantil, CogniçãoResumen
Introdução: Crianças com graves comprometimentos na comunicação podem se beneficiar da Comunicação Suplementar e Aumentativa para possibilitar a interação social e consequentemente o desenvolvimento cognitivo e linguístico. Objetivo: Comparar o desempenho linguístico e cognitivo de crianças com transtornos de linguagem pré e pós terapia utilizando como modelo de intervenção a comunicação por troca de figuras PECS. Método: Estudo retrospectivo, transversal híbrido por análise de prontuário de seis crianças com diagnóstico de grave transtorno de linguagem e idades entre quatro e nove anos. Todos os participantes foram atendidos semanalmente, por um período de quatro meses para implementação do protocolo PECS. Para avaliação foram utilizados o Protocolo de Observação Comportamental e o subitem avaliação da linguagem receptiva do Teste de Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem. Resultados: Em relação às habilidades dialógicas quatro crianças apresentaram melhor desempenho após o uso do PECS, sendo que uma já se encontrava no nível máximo avaliado neste item, antes da intervenção. Houve melhora nas funções comunicativas e nos meios de comunicação em quatro crianças. Observou-se desenvolvimento do simbolismo e na imitação gestual em duas crianças e na imitação sonora em quatro crianças. Conclusão: Observa-se que uso da Comunicação Suplementar e Aumentativa por troca de figuras PECS, mesmo por um curto período, auxiliou no desenvolvimento de habilidades comunicativas, na capacidade de imitação gestual/sonora e na compreensão verbal. Intercorrências podem influenciar diretamente a evolução comunicativa dos pacientes, por exemplo, aderência familiar ao tratamento ou prejuízo cognitivo severo.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Kelly da Silva, Carolina Bernardi de Novaes, Raphaela Barroso Guedes-Granzotti, Marisa Tomoe Hebihara Fukuda, Patrícia Aparecida Zuanetti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.