Intensidade dos sintomas da fadiga vocal e parâmetros acústicos de professoras antes e após exposição vocal

Autores

  • Ariane Damasceno Pellicani Universidade Federal de Sergipe
  • Alice Fontes Ramos Universidade Federal de Sergipe
  • Francisco Flavio Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Rodrigo Dornelas Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Aline Ferreira de Brito-Mota Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p428-436

Palavras-chave:

Fadiga, Voz, Docentes, Disfonia, Mulheres

Resumo

Introdução: A fadiga vocal é um conjunto de sintomas vocais manifestados após o uso prolongado e/ou intenso da voz, algo amplamente observado em professores. Objetivo: descrever e comparar os parâmetros acústicos e de autopercepção dos sinais e sintomas da fadiga vocal antes e após a exposição vocal pelo professor no ambiente ocupacional. Método: 30 mulheres, com média de idade de 40,37 anos, professoras do ensino público que foram submetidas à extração dos parâmetros acústicos e autoavaliação da intensidade dos sintomas da fadiga vocal antes e depois do uso vocal em sala de aula. Foi utilizado o programa Advanced Mult-Dimensional Voice Programm (MDVP-Adv) na análise acústica. Resultados: apenas a medida de ruído (SPI) demostrou-se significante (p=0.02) nos parâmetros acústicos. Os sintomas de rouquidão, falhas na voz, ardência/ queimação na garganta, cansaço para manter a fala apresentaram aumento após o uso da voz ocupacional. Conclusão: houve diminuição da taxa de soprosidade (SPI) e aumento de alguns sintomas da fadiga vocal após o uso prolongado da voz no ambiente ocupacional por professoras.

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Biografia do Autor

Ariane Damasceno Pellicani, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe- Campus Lagarto 

Área de concentração: Voz

Alice Fontes Ramos, Universidade Federal de Sergipe

Fonoaudióloga pela Universidade Federal de Sergipe- Campus Lagarto

REsidencia Multiprofissional pela Universidade Federal de Sergipe- Campus Lagarto

Francisco Flavio Santos, Universidade Federal de Sergipe

Fonoaudióloga pela Universidade Federal de Sergipe- Campus Lagarto

Rodrigo Dornelas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Aline Ferreira de Brito-Mota, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Fonoaudióloga pela Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP 

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Pellicani, A. D., Ramos, A. F., Santos, F. F., Dornelas, R., & Brito-Mota, A. F. de. (2021). Intensidade dos sintomas da fadiga vocal e parâmetros acústicos de professoras antes e após exposição vocal. Distúrbios Da Comunicação, 33(3), 428–436. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p428-436

Edição

Seção

Artigos