Oficina de linguagem na atenção psicossocial: vez e voz do sujeito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i2p265-278

Palavras-chave:

Saúde Mental, Linguagem, Empoderamento, Centros de Convivência e Lazer, Grupos de Treinamento de Sensibilização

Resumo

Introdução: A oficina de linguagem, tecnologia, por excelência, de trabalho com a saúde mental, é constituída por três pilares: protagonismo, potência criadora e a própria linguagem, como espaço de empoderamento. Objetivo Verificar a percepção dos participantes sobre os efeitos da oficina de linguagem, objeto deste estudo. Método: Foi feito um estudo transversal, descritivo, por meio da introdução de uma temática específica nas rodas de conversa da oficina em questão durante o período do recorte. As sessões foram filmadas por doze semanas, e as rodas de conversa foram transcritas. Utilizou-se a análise de conteúdo do tipo temática para análise e interpretação dos dados obtidos dos discursos dos seus participantes que exibiam a diversidade postulada em termos de idade, gênero, condição social e saúde. Resultados: Três categorias temáticas foram identificadas e selecionadas por sua relevância: enlaçamento social, protagonismo subjetivo e circulação discursiva. Conclusões: Os resultados apontam narrativas de empoderamento que as vivências da oficina proporcionam, com clara expressão de reconhecimento da assunção ao lugar de falante por todos, posicionamento fundamental para a possibilidade de alcançar vez e voz nas suas relações sociais.

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Biografia do Autor

Elaine Herrero, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo

Fonoaudióloga, Pesquisadora, Doutoranda do Programa de Estudos Pós Graduados em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Ruth Ramalho Ruivo Palladino, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de estudos Pós Graduados em Fonoaudiologia, São Paulo, São Paulo

Fonoaudióloga, Orientadora, Professora Doutora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Publicado

2021-05-22

Como Citar

Herrero, E., & Palladino, R. R. R. (2021). Oficina de linguagem na atenção psicossocial: vez e voz do sujeito. Distúrbios Da Comunicação, 33(2), 265–278. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i2p265-278

Edição

Seção

Artigos