Efeitos perceptivo-auditivos de um treinamento de comunicação oral em locutores de uma rádio universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p557-570

Palavras-chave:

Comunicação, Fonoaudiologia, Rádio, Treinamento da voz, Universidades

Resumo

Introdução: os estudantes dos cursos de comunicação veem nas rádios universitárias a oportunidade do desenvolvimento das competências necessárias para o mercado de trabalho. Objetivo: descrever os efeitos perceptivo-auditivos de um treinamento de comunicação oral em locutores de uma rádio universitária. Método: aplicou-se o Programa de Desenvolvimento da Expressividade para Comunicação Oral em oito locutores. Ocorreram oito encontros de duas horas, cada. Coletou-se no primeiro e último encontro, o material para avaliação perceptivo-auditiva em que os participantes liam um texto informativo. As amostras foram aleatorizadas e dicotomizadas em Leitura A e Leitura B. Dois locutores tiveram as suas leituras duplicadas para análise da confiabilidade interna. Três fonoaudiólogas realizaram análise deste material sem conhecer o período ao qual elas pertenciam. Considerou-se apenas o julgamento daquela que mostrou maior coeficiência interna. Resultados: dos oito pares de leituras avaliados, seis foram considerados diferentes após o treinamento. Desses seis pares diferentes, quatro foram melhores após a intervenção. A associação da voz, fala e interpretação apontou-se como razão da escolha em três dessas leituras sendo a mudança mais evidente, a dicção. Os valores das notas das leituras após o treinamento mostraram-se superiores. As vozes com desvio leve tiveram uma discreta redução. A frequência vocal permaneceu inadequada, diferente dos demais recursos vocais que mostraram singela melhora: intensidade, velocidade de fala, pausas, modulação e ênfases. Conclusão: as notas das leituras, a qualidade vocal e alguns recursos vocais, exceto a frequência da fala, mostraram discreta evolução ao final do treinamento.

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Biografia do Autor

Denis de Jesus Batista, Universidade Federal de São Paulo

Pós-graduando em Fisiologia do Exercício aplicado à clínica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Santos/SP. Bacharel em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) - Salvador/BA. 

 

Aline Santos da Conceição, Centro Universitário Jorge Amado

Bacharel em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) - Salvador/BA.

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Batista, D. de J., & Conceição, A. S. da. (2021). Efeitos perceptivo-auditivos de um treinamento de comunicação oral em locutores de uma rádio universitária. Distúrbios Da Comunicação, 33(3), 557–570. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p557-570

Edição

Seção

Comunicações