Efeitos perceptivo-auditivos de um treinamento de comunicação oral em locutores de uma rádio universitária
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p557-570Palavras-chave:
Comunicação, Fonoaudiologia, Rádio, Treinamento da voz, UniversidadesResumo
Introdução: os estudantes dos cursos de comunicação veem nas rádios universitárias a oportunidade do desenvolvimento das competências necessárias para o mercado de trabalho. Objetivo: descrever os efeitos perceptivo-auditivos de um treinamento de comunicação oral em locutores de uma rádio universitária. Método: aplicou-se o Programa de Desenvolvimento da Expressividade para Comunicação Oral em oito locutores. Ocorreram oito encontros de duas horas, cada. Coletou-se no primeiro e último encontro, o material para avaliação perceptivo-auditiva em que os participantes liam um texto informativo. As amostras foram aleatorizadas e dicotomizadas em Leitura A e Leitura B. Dois locutores tiveram as suas leituras duplicadas para análise da confiabilidade interna. Três fonoaudiólogas realizaram análise deste material sem conhecer o período ao qual elas pertenciam. Considerou-se apenas o julgamento daquela que mostrou maior coeficiência interna. Resultados: dos oito pares de leituras avaliados, seis foram considerados diferentes após o treinamento. Desses seis pares diferentes, quatro foram melhores após a intervenção. A associação da voz, fala e interpretação apontou-se como razão da escolha em três dessas leituras sendo a mudança mais evidente, a dicção. Os valores das notas das leituras após o treinamento mostraram-se superiores. As vozes com desvio leve tiveram uma discreta redução. A frequência vocal permaneceu inadequada, diferente dos demais recursos vocais que mostraram singela melhora: intensidade, velocidade de fala, pausas, modulação e ênfases. Conclusão: as notas das leituras, a qualidade vocal e alguns recursos vocais, exceto a frequência da fala, mostraram discreta evolução ao final do treinamento.
Downloads
Metrics
Referências
Martín-Pena D; Gómez-Crisóstomo R; Romo-Fernández Luz M. Producción científica sobre radio universitaria (Scopus, 2000-2017). Cuadernos de Documentación Multimedia, 2019, 30, 59-74;
Mora-Jaureguialde B, Pérez-Rodríguez MA. Blogs como recurso de una radio universitária: El caso de Uniradio-Huelva. Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, 2017, 31, p.15-33. http://dx.doi.org/10.18089/DAMeJ.2017.31.2;
Bernad MS, Martín Pena D, Aldave CG. Análisis de las herramientas de producción radiofónica en las radios universitarias españolas. Cuadernos de Documentación Multimedia, 2017, 28 (2): p.170-86. http://dx.doi.org/10.5209/CDMU.58341;
Ortiz Sobrino M, Marta-Lazo C, Martín-Pena, D. La formación de competencias profesionales en los estudiantes de Comunicación Social de las emisoras universitarias en España y Portugal: situación y resultados asimétricos. Signo y Pensamiento, (2016), 35(68), p.35-50. http://dx.doi.org/10.11144/Javeriana.syp35-68.fcpe;
Kischinhevsky M, Mustafá I, Matos CM, Hang L. Por uma historiografia do rádio universitário no Brasil. Revista Brasileira de História da Mídia. 2018. Vol. 7, nº 2, jul./dez. https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.7220186200;
Giorgi SM. Origin and decline of the first university radio web in France, Journal Educational Media International, (2017), 54:3, p.185-98. http://dx.doi.org/10.1080/09523987.2017.1384152;
Warhust S, McCabe P, Madill M. What Makes a Good Voice for Radio: Perceptions of Radio Employers and Educators. J. voice. 2013. Vol. 27, No. 2, p.217-24. http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2012.08.010;
Borrego MCM, Behlau M. A mapping of the Speech Language Pathology practice pathway in verbal expressivity in the work of communicative competence. CoDAS; 2018;30(6):e20180054;1-4. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182018054;
Penteado RZ, Gastaldello LM. Fonoaudiologia em webradio. Rev. Distúrb Comun., junho, 2015; São Paulo, 27(2): 333-45;
Celeste LC, Lima AM, Seixas JMA, Silva MA, Silva EM. Treinamento da performance comunicativa em universitários da área da saúde. Audiol Commun Res. 2018; p.1-8; 23:e1879. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1879;
Marinho ACF, Medeiros AM, Gama ACC, Teixeira LC. Fear of Public Speaking: Perception of College Students and Correlates. J. voice., 2017; Vol. 31, No. 1. p.127.e.7 - 11. http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2015.12.012;
Neiva TMA, Gama ACC, Teixeira LC. Expressividade vocal e corporal para falar bem no telejornalismo: resultados de treinamento. Rev. CEFAC. 2016 Mar-Abr; 18(2):498-507. http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620161829415;
Penteado RZ, Ghirardi ACAM. Fonoaudiologia nas práticas educacionais de formação de jornalistas – estudo de revisão. Rev. Distúrb Comun., São Paulo, setembro, 2017; 29(3): 487-97. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p487-497;
Oliveira GC, Farghali SM, Silva MAA. Fonoaudiologia e formação profissional em rádio e televisão: uma relação produtiva. Rev. Distúrb Comun., agosto, 2013 São Paulo, 25(2): 293-6;
Fernandes MCMB. Proposta de atuação fonoaudiológica para estudantes de comunicação: Efeitos de dois tipos de treinamento [Tese de doutorado]. São Paulo(SP): Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP - Escola Paulista de Medicina - EPM; 2017;
Souza R, Fernandes ACN, Ferreira L. Oficina de expressividade para universitários em situação de apresentação de seminários. Rev. Distúrb Comun. 2013; 25(3): 458-76;
Santos TD, Ferreira LP. Expressividade do profissional da voz: processo de construção de um roteiro fonoaudiológico de observação. CoDAS, São Paulo, 2020, v. 32, n. 2, e20190121, p.1-6. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192019121;
Englert M, Madazio G, Gielow I, Lucero J, Behlau M. Perceptual error identification of human and synthesized voices. J. voice., 2015, v. 30, p. 639.e17-23. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2015.07.017;
Englert M, Madazio G, Gielow I, Lucero J, Behlau M. Influência do fator de aprendizagem na análise perceptivo-auditiva. CoDAS. 2018, vol.30, n.3, e20170107, p.1-5. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182017107;
Reis GG, Nakata LE. Modelo transteórico de mudança: Contribuições para o coaching de executivos. Revista Brasileira de Orientação Profissional. Jan.-jun. 2010, Vol. 11, No. 1, 61-72;
Pennini C, Vieira VP, Moreti F, Madazio G, Behlau M. Identificação de aspectos comunicativos na locução de repórteres de televisão. Rev. Distúrb Comun., dezembro, 2018, São Paulo, 30(4): 776-84. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p776-784;
Rodero E, Diaz-Rodriguez C, Larrea O. A training model for improving journalists’ voice. J. voice., 2017, Vol. 32, No. 3, pp. 386.e11–9; 0892-1997. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2017.05.006;
Cantor-Cutiva LC, Bottalico P, Hunter E. Work-related communicative profile of radio broadcasters: a case study, Logoped Phoniatr Vocol, 2019. 44:4, 178-91. https://doi.org/10.1080/14015439.2018.1504983;
Mollin PD, Silva M, Chuproski AP, Gali JFM, Dassie-Leite AP, Ribeiro VV. Caracterização dos hábitos e sintomas vocais de locutores de rádio. Rev. Distúrb Comun.,março, 2014, São Paulo, 26(1): 86-94;
Dias TEC, Martins PC, Teixeira LC, Gama ACC. Análise da variação prosódica em diferentes estilos de reportagens telejornalísticas. Audiol Commun Res. Jul.-set. 2015; 20(3): 210-4, https://doi.org/10.1590/2317-6431-2014-1528;
Borrego MCM, Behlau M. Recursos de ênfase utilizados por indivíduos com e sem treinamento de voz e fala. Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol. June 2012. São Paulo v. 17, n. 2, p. 216-24. https://doi.org/10.1590/S1516-80342012000200019;
Marinho ACF, Medeiros AM, Gama ACC, Teixeira LC. Fear of Public Speaking: Perception of College Students and Correlates. J. voice., 2017. Vol. 31, No. 1, p.127.e.7 - 11. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2015.12.012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Denis de Jesus Batista, Aline Santos da Conceição
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.