Comparação entre a terapia fonológica isolada ou associada ao treinamento auditivo computadorizado na reabilitação dos transtornos fonológicos em crianças

Autores

  • Paula Tavares Marchetti Universidade Federal de Santa Maria
  • Luísa Machado Dalcin Universidade Federal de Santa Maria
  • Sheila Andreoli Balen Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Carolina Lisbôa Mezzomo Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p545-556

Palavras-chave:

Percepção da fala, Percepção auditiva, Patologia da Fala, Reabilitação dos Transtornos da Fala e da Linguagem

Resumo

Introdução: O treinamento auditivo é um método de intervenção utilizado para aprimorar o desempenho das habilidades auditivas alteradas, de modo que, pode promover melhora no processamento da informação sonora. Objetivo: Verificar a eficácia da estimulação do processamento auditivo central na reabilitação dos transtornos fonológicos. Método: Foi realizado um estudo de caso de seis crianças com idades entre 6:00 e 7:11 de idade, com diagnóstico de transtorno fonológico. Todas as crianças passaram por avaliação fonoaudiológica, com avaliação específica da fonologia por meio da Avaliação Fonológica da Criança (Yavas, Hernandorena e Lamprecht, 2002) e pela avaliação das habilidades de processamento temporal por meio dos testes de ordenação e resolução temporal, pré e pós terapia. Todos os sujeitos passaram por 25 sessões de terapia, sendo que três sujeitos foram submetidos à terapia puramente fonológica (grupo de estudo 1 - GE1), e as outras três crianças receberam terapia fonológica associada ao treinamento auditivo computadorizado (grupo de estudo 2 - GE2), com o software Escuta Ativa. Resultados: Não houve diferença estatisticamente significativa quando comparados os resultados do desempenho em tarefas concernentes a percepção do sistema fonológico e do processamento temporal nos mesmos testes (conjunto de tarefas com habilidades auditivas) aplicados pré e pós terapia do GE1 com o GE2. Contudo, houve melhora no desempenho dos testes de processamento temporal em GE2. Conclusão: A terapia fonológica combinada ao treinamento auditivo computadorizado em crianças com transtorno fonológico não evidenciou diferença estatisticamente diferente, porém demonstrou influenciar no aumento do desempenho dos testes de processamento temporal destas crianças quando comparado ao uso isolado da terapia fonológica.

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Biografia do Autor

Paula Tavares Marchetti, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre e Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana na Universidade Federal de Santa Maria.

Luísa Machado Dalcin, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana na Universidade Federal de Santa Maria.

Sheila Andreoli Balen, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Carolina Lisbôa Mezzomo, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria.

 

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Marchetti, P. T., Dalcin, L. M., Balen, S. A., & Mezzomo, C. L. (2021). Comparação entre a terapia fonológica isolada ou associada ao treinamento auditivo computadorizado na reabilitação dos transtornos fonológicos em crianças. Distúrbios Da Comunicação, 33(3), 545–556. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p545-556

Edição

Seção

Artigos