Ferramenta de apoio aos pais para orientação sobre saúde vocal infantil:

a construção de um curso em um ambiente virtual de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p571-582

Palavras-chave:

Voz, Disfonia, Criança, Pré-escolar, Educação a Distância, Promoção da Saúde

Resumo

Introdução: O ambiente virtual é um grande difusor do conhecimento e pode ser um aliado na complementação da terapia fonoaudiológica, como, por exemplo, na educação em saúde vocal. Diante das adversidades contemporâneas associadas à regulamentação da telefonoaudiologia, a disponibilização de materiais de apoio para a terapia fonoaudiológica, virtual ou híbrida, tornou-se urgente. Portanto, este estudo teve por objetivo apresentar o processo de elaboração de um curso sobre saúde vocal infantil, em um ambiente virtual de aprendizagem, para pais de crianças com queixas vocais. Descrição: O curso foi elaborado na Plataforma Moodle e contou com a parceria de um programador e analista de sistemas. O conteúdo foi desenvolvido com base na literatura sobre o tema e organizado em cinco módulos, com fóruns, estratégias de gamificação, vídeos, videoaulas, textos, figuras e questionários, com carga horária de oito horas. A proposta do curso foi avaliada em três etapas, por quatro juízes especialistas e dois leigos, considerando os parâmetros: design; organização; conteúdo; abordagem e tempo para realização. De acordo com a avaliação geral dos juízes, o curso apresentou design atrativo para o leitor, organizado e de fácil entendimento; conteúdo adequado para o público-alvo; instruções de fácil compreensão, suficientes e organizadas; tempo suficiente e ideal para a realização do curso. Considerações Finais: O processo de elaboração de um curso exige etapas importantes de levantamento de literatura e de avaliação. Esta proposta de curso virtual para pais de crianças com queixas ou distúrbios vocais foi avaliada positivamente.

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Biografia do Autor

Amanda Gabriela de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências

Fonoaudióloga graduada pela Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo - FOB/USP, Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) e Mestre em Ciências pelo Programa de Fonoaudiologia da FOB/USP. Discente do Programa de Pós Graduação em Fonoaudiologia, nível doutorado, da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCC/UNESP). Professora Substituta nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Terapia Fonoaudiológica: Voz, Reabilitação Fonoaudiológica em Cabeça e Pescoço, Voz, Fissura Labiopalatina e Disfunção Velofaríngea da FFC/UNESP. Membro do grupo de pesquisa Estudos sobre a Linguagem da FFC/UNESP.

Eliana Maria Gradim Fabbron, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências

Fonoaudióloga. Professora assistente doutora aposentada pela Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FFC/UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da FFC/UNESP.

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Oliveira, A. G. de, & Fabbron, E. M. G. (2021). Ferramenta de apoio aos pais para orientação sobre saúde vocal infantil:: a construção de um curso em um ambiente virtual de aprendizagem. Distúrbios Da Comunicação, 33(3), 571–582. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p571-582

Edição

Seção

Comunicações