Usabilidade e aceitabilidade de atividades digitais para o ensino da voz em Fonoaudiologia
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p513-525Palavras-chave:
Educação superior, Aprendizagem, Tecnologia da informação, Estudantes, Voz, FonoaudiologiaResumo
Introdução: O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação está em expansão na educação superior. Na área da saúde, os avanços tecnológicos agregam novas formas de aprendizado ao ensino. Uma plataforma, denominada ObservaVoz foi criada com objetivo de divulgar informação e oferecer estratégias para o ensino da voz, e, desse ambiente virtual, duas atividades digitais foram testadas. Objetivo: Descrever a satisfação com a usabilidade de atividades digitais para o ensino da voz e analisar sua associação com dados sociodemográficos e de aceitabilidade por graduandos de Fonoaudiologia. Método: Participaram do estudo 122 alunos do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública brasileira. Eles foram convidados a utilizar e avaliar duas atividades digitais para o ensino da voz. Para a coleta de dados e avaliação das atividades, foi utilizado um questionário on-line, dividido em informações sociodemográficas, escala numérica de usabilidade System Usability Scale e Questionário de Aceitabilidade das Atividades. Os dados descritivos foram analisados por meio da distribuição de frequência das variáveis categóricas e análise das medidas de tendência central e de dispersão das variáveis. Resultados: A maioria dos participantes avaliou a usabilidade das atividades digitais como boa. A aceitabilidade foi considerada satisfatória. Houve associação entre a usabilidade com as variáveis sexo, contribuição para o aprendizado, layout das ferramentas, apreciação positiva e possibilidade de revisão de conteúdos. Conclusão: As atividades digitais “Qual é a Patologia?” e “Histolobby” apresentam boas características de usabilidade e aceitabilidade de acordo com a avaliação de graduandos de Fonoaudiologia.
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