Alterações na pragmática de crianças falantes de português brasileiro com diagnóstico de transtorno do espectro autista

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i4p627-638

Palavras-chave:

Linguística, Transtorno do Espectro Autista, Criança

Resumo

Introdução: A pragmática é caracterizada pelo uso social da linguagem. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno invasivo do desenvolvimento que afeta as habilidades sociais e comunicativas. Existe, então, um senso comum de que as crianças com TEA possuem alterações nas habilidades pragmáticas. Objetivo: Verificar a existência de alterações nas habilidades pragmáticas de crianças falantes de Português Brasileiro (PB) diagnosticadas com TEA. Método: Buscas de pesquisas sem restrição de período em várias bases de dados, em que os critérios de inclusão foram: crianças, diagnóstico de TEA, falantes de PB, estudos observacionais e experimentais, aquisição dos domínios linguísticos. Estudos que não abordassem o desenvolvimento da pragmática foram excluídos. Foram realizadas as seguintes etapas: descrição dos principais resultados, leitura crítica envolvendo a Iniciativa STROBE e análise de metodologia utilizando o Sistema GRADE. Resultados: Nove pesquisas foram selecionadas para síntese do trabalho. De todas, duas não encontraram alterações nas habilidades pragmáticas de crianças com TEA. As alterações apresentadas nos resultados das demais pesquisas foram heterogêneas. Conclusão: A diversidade de metodologias impossibilita conclusões precisas ao final desta revisão. Fica evidente a necessidade de um protocolo de referência e com padronização na aplicação, para que estudos possam ser comparados e reproduzidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Botura, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Daiane Oliveira Machado, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Licenciada em música pelo Centro Universitário Metodista, especialista em Educação Musical pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Ana Carolina de Oliveira Marinho, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Alexandre do Nascimento Almeida, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Doutor em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Docente do Departamento de Educação e Humanidades da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (UFCSPA).

Letícia Pacheco Ribas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Fonoaudióloga pelo IPA/IMEC. Especialista em Motricidade Orofacial pelo CEFAC. Mestre e Doutora em Letras (Linguística Aplicada) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Referências

Acosta, VM. Avaliação da linguagem, teoria e prática do processo de avaliação do comportamento linguístico infantil. Santos (SP): Livraria Santos Editora; 2003. p. 35-46.

Halliday MA. Learning How to Mean. In Lenneberg EH, Lenneberg E. Foundations of Language Development, a multidisciplinary approach. Paris: The Unesco Press; 1975. p. 240-64.

Tomasello M. The social-pragmatic theory of word learning. Pragmatics [periódico na Internet]. Janeiro, 2000 [acesso em 20/09/2020]; 10(4): 401-13. Disponível em: https://doi.org/10.1075/prag.10.4.01tom

Cardoso C, Fernandes FD. Fonoaudiologia e a pragmática: uma colaboração multidisciplinar para avaliação e terapia de linguagem. In: Montenegro AC, Barros IB, Azevedo NP. Fonoaudiologia e linguística: teoria e prática. Curitiba (SP): Appris Editora; 2016. p. 90-105.

Bosa CA. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Rev. Bras. Psiquiatr. [periódico na Internet]. Maio, 2006 [acesso em 20/09/2020]; 28(1): 47-53. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-44462006000500007

Associação Americana de Psiquiatria. Manual Diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – DSM; 5: 50-2. Porto Alegre: Artmed; 2014.

Bosa CA. Atenção compartilhada e identificação precoce do autismo. Psicol. Reflex. Crit. [periódico na Internet]; 2002 [acesso em 20/09/2020]; 15(1): 77-88. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79722002000100010.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Diretrizes metodológicas: elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados/ Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Ciência e Tecnologia. Brasília (DF): Editora do Ministério da Saúde, 2012.

Malta M, Cardoso LO, Bastos FI, Magnanini MM, Silva CM. Iniciativa STROBE: subsídios para a comunicação de estudos observacionais. Rev. Saúde Pública [periódico na Internet]. Julho, 2010 [acesso em 26/09/2020]; 44 (3): 559-65. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-89102010000300021.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Diretrizes metodológicas: Sistema GRADE – Manual de graduação da qualidade da evidência e força de recomendação para tomada de decisão em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Ciência e Tecnologia. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2014.

Neumann I, Pantoja T, Peñaloza B, Cifuentes L, Rada G. El sistema GRADE: un cambio en la forma de evaluar la calidad de la evidencia y la fuerza de recomendaciones. Rev. Méd [periódico na Internet]. Santiago (CHL): Maio, 2014 [acesso em 28/09/2020]; 142 (5): 630-5. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4067/S0034-98872014000500012.

Dias AP, Vasconcelos MM, Maia HS, Brito AR, Vairo GP, Souza LB. Assessment of pragmatic language in verbal and nonverbal autistic children. Rev. de Logop. Foniatr. y Audiol [periódico na Internet]. 2016 [acesso em 17/09/2020]; 36(1): 15-22. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rlfa.2015.02.001.

Armonia AC, Misquiatti AR. Caracterização do perfil comunicativo de crianças com distúrbios do espectro autístico com diferentes interlocutores. Rev. CEFAC [periódico na Internet]. Outubro, 2011 [acesso em 25/09/2020]; 13(5): 831-7. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-18462011005000043.

Miilher LP, Fernandes FD. Pragmatic, lexical and grammatical abilities of autistic spectrum children. Pró-Fono. R. Atual. Cient. [periódico na Internet]. 2009 [acesso em 15/09/2020]; 21(4): 309-14. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-56872 009000400008.

Bó FB. Caracterização da linguagem de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista [dissertação]. Ribeirão Preto (SP): Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental; 2019 [acesso em 30/09/2020]. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17148/tde05082019113824/en.php.

Ishihara MK, Tamanaha AC, Perissinoto J. Compreensão de ambiguidade em crianças com Transtorno Específico de Linguagem e Fala e Transtorno do Espectro Autista. CoDAS. Dezembro, 2016 [acesso em 30/09/2020]; 28 (6): 753-7. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20162015260.

Pascual E, Dornelas A, Oakley T. When “Goal!” means ‘soccer’: Verbatim fictive speech as communicative strategy by children with autism and two control groups. Pragmatics & Cognition [periódico na Internet]. Dezembro, 2017 [acesso em 26/09/2020]; 24 (3): 315-45. Disponível em: https://doi.org/10.1075/pc.17038.pa.

Sawasaki LY, Identificação pragmática da linguagem e comunicação social: estudo comparativo entre crianças com transtornos de comunicação [tese]. Bauru (SP): Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia. Programa de Fonoaudiologia; 2017 [acesso em 30/09/2020]. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde24052018173930/publico/LidianeYumiSawasaki_Rev.pdf

Brito MC, Misquiatti AR. Iniciativas de comunicação na interação entre crianças com distúrbios do espectro autístico e suas mães: análise pragmática. Rev. CEFAC [periódico na Internet]. Dezembro, 2011 [acesso em 17/09/2020]; 13(6): 993-1001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-18462011005000052.

Miilher Liliane Perroud, Fernandes Fernanda Dreux Miranda. Considerando a responsividade: uma proposta de análise pragmática no espectro do autismo. CoDAS [periódico na Internet]. 2013 [acesso em 22/09/2020]; 25(1): 70-5. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2317-17822013000100013.

Andrade CRF, Befi-lopes DM, Fernandes FDM; Wertzner HF. ABFW - Teste de Linguagem Infantil nas Áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática. Carapicuíba: Pró –Fono; 2000.

Wiig E, Secord W. Test of Language Competence (TLC-E). San Diego: Harcourt Brace Company; 1989.

Araújo AA, Perissinoto J. Desenvolvimento da linguagem na adolescência: competências semânticas, sintáticas e pragmáticas: Pró-Fono. Revista de Atualização Científica. 2004; 16(3): 251-60.

Norbury CF, Nash M, Baird G, Bishop DV. Using a parental checklist to identify diagnostic groups in children with communication impairment: a validation of the Children’s Communication Checklist-2. Int. J. Lang. Commun. Disord. 2004; 39(3): 345-64.

Costa VB, Harsányi E, Martins-Reis VO, Kummer A. Tradução e adaptação transcultural para o português brasileiro do teste Children’s Communication Checklist-2. CoDAS [periódico na Internet]. 2013 [acesso em 21/10/2020]; 25(2):115-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2317-17822013000200005.

Hyter YD, Applegate EB. Assessment of Pragmatic Language and Social Communication: Beta research versial. Kalamazoo: Western Michigan University; 2012.

Publicado

2021-12-02

Como Citar

Botura, C., Machado, D. O., Marinho, A. C. de O., Almeida, A. do N., & Ribas, L. P. (2021). Alterações na pragmática de crianças falantes de português brasileiro com diagnóstico de transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática. Distúrbios Da Comunicação, 33(4), 627–638. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i4p627-638

Edição

Seção

Artigos