Atividades Teatrais
Contribuições para o desenvolvimento da pragmática na linguagem infantil
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i3e51726Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Linguagem, Desenvolvimento da Linguagem, Linguagem infantil.Resumo
Introdução: O processo de aquisição e desenvolvimento das competências linguísticas ocorre a partir da interação entre aspectos neurobiológicos e ambientais. Estudiosos acreditam que o teatro, por ser uma arte que estimula as mais variadas expressões, favorece esse processo. Objetivo: Investigar a influência das atividades teatrais sobre o desenvolvimento linguístico infantil no nível pragmático da linguagem. Método: Participaram do estudo dez escolares, com idades entre cinco e sete anos, matriculados em uma instituição de ensino privada do município de São José - Santa Catarina, organizados em grupo pesquisa e grupo comparativo, ambos compostos por cinco indivíduos. As etapas da pesquisa compreenderam três fases, sendo estas: avaliação, intervenção e reavaliação, respectivamente. Na primeira fase, início do ano letivo, ambos os grupos foram submetidos à avaliação pragmática por meio do Teste de Linguagem Infantil - ABFW - parte D. A fase de intervenção, período no qual o GP participou das aulas de teatro, deu-se durante o transcorrer do mesmo ano. Ao final do período letivo, na terceira fase da pesquisa, ambos os grupos foram reavaliados, seguindo o mesmo rigor metodológico utilizado na primeira etapa. Resultados: Verificou-se que o GP exibiu melhor desempenho na competência linguística estudada no período pós-intervenção, quando comparado ao GC. Conclusão: O teatro é um potencial estimulador das habilidades pragmáticas e da linguagem infantil.
Downloads
Metrics
Referências
Puglisi ML, Befi-Lopes DM. Impact of specific language impairment and type of school on different language subsystems. Rev CoDAS. 2016; 28(4): 388-394. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20162015242.
Carvalo AJA, Lemos SMA, Goulart LMHF. Language development and its relation to social behavior and family and school environments: a systematic review. Rev CoDAS 2016; 28(4): 470-479. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20162015193.
Fattore IM, Uhde RM, Oliveira LD, Roth AM, Souza APR. Comparative analysis of initial vocalizations of preterm and full-term infants with and without risk for development. Ver CoDAS. 2017; 29(4): e20160075. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20172016075.
Alves JMM, Carvalho AJA, Pereira SCG, Escarce AG, Goulart LMHF, Lemos SMA. Association between language development and school environment in children of early childhood education. Distúrbios da Comunicação. 2017; 29(2): 342-353. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p342-353
Panes ACS, Corrêa CC, Weber AT, Maximino LP. Risk factors for language development: attitudes of health and education professionals. J Health NPEPS.2018; 3(1): 185-197. http://dx.doi.org/10.30681/252610102738.
Dias NM, Bueno JOS, Pontes JM, Mecca TP. Oral and written language in Infant Education: relation with environmental Variables. Psicologia Escolar e Educacional.2019; v.23: e178467.http://dx.doi.org/10.1590/217535392019018467.
Stuchi RF, Nascimento LT, Bevilacqua MC, Neto RVB. Oral language in children with a five years of use cochlear implant. Rev Pró Fono. 2007; 19 (2): 167-176. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872007000200005.
Duarte CP, Veloso RL. Linguagem e comunicação de pessoas com deficiência intelectual e suas contribuições para a construção da autonomia. Rev Inclusão Social. 2017; 10 (2): 88-96.
Balestro JI, Fernandes FDM. Caregivers’ perception of children with Autism Spectrum Disorder regarding to the communicative profile of their children after a communicative orientation program. CoDAS 2019; 31(1): e20170222. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018222.
Wiethan FM, Mota HB, Moraes AB. Correlations between vocabulary and phonological acquisition: number of words. Rev CoDAS. 2015; 379–387. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20162015108.
Glória YAL, Hanauer LP, Wiethan FM, Nóro LA, Mota HB. The use of conjunctions by children with typical language development. Rev CoDAS. 2015; 28(3): 221-225. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20162015107.
Moretti CAM, Ribas A. Desenvolvimento de linguagem e sua relação com a perda auditiva. Rev Tuiuti: Ciência e Cultura. 2016; 4 (52): 83-95.
Miotto EC, Lucia, MCS, Scaff, M. Neuropsicologia Clínica. São Paulo: Roca, 2012. p. 3-20.
Souza VC, Dourado JS, Lemos SMA. Phonology, auditory processing and childhood education: environmental influences on the development of children aged from 4 years to 5 years and 11 months. Rev CEFAC. 2015; 17(2): 512-520. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201516513.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.3v.: il.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p.
Koehler R, Gonçalves MB, Gonçalves JC. Teatro e Performance na Educação Infantil:[cor] possibilidades para uma educação sensível. Rev Teias. 2018; 19 (52): 121-136. https://doi.org/10.12957/teias.2018.29255.
Barros MSF, Paschoal JD, Ferreira AL, Barros PCS. Art and education: the theater as a methodological resource in pedagogical work in literacy. Rev RIAEE. 2019; 14(3): 1205-1216. https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.12491.
Blanco YMC, Bocajá AMM, Huerta EP, Zipaquirá JAG. El teatro como potenciador del desarrollo infantil y los procesos neuropsicológicos [trabalho de conclusão de especialização]. Bogotá: Alejandría repositorio comunidad. 2019.
Andrade CRF, Befi Lopes DM, Fernandes FDM, Wertzner HF. ABFW: Teste de linguagem infantil nas áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática. 2ed. São Paulo: Pró-Fono, 2004. p. p.83-97.
Rogers SJ, Dawson G, Vismara LA. Autismo: Compreender e agir em família. Lisboa: Lidel; 2015. O triângulo da atenção conjunta: partilhar interesses com os outros; p. 213-235.
Sanchotene C, Agostine A, Rabenschlag P, Gauvagni S. Buiuding Value Though Community Communition and Theather in School Environment. Acervo online de Mídia Regional. 2016; 11 (1): 3-18.
Ramos AP, Bortagarai FM. Non-verbal communication in the health area. Rev CEFAC. 2011; 14 (1): 164-170. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000067.
Zappa P, Santos BLD. Jogos teatrais na escola: uma possibilidade de auxílio no desenvolvimento biopsicossocial e cognitivo da criança. Rev ECCOM. 2019; 10 (19): 149-162.
Costa GM, Rossi NF, Giacheti CM. Performance of Brazilian Portuguese speakers in the Test of Narrative Language (TNL). Rev CoDAS. 2018; 30(4): e20170148. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017148.
Silveira HG, Brocchi BS, Perissinoto J, Puglisi ML. Tutoring effects in the narrative skills of typically developing children. Rev CoDAS. 2019; 31(2): e20180022.http://dx.doi.org/10.1590/23171782/20182018022
Rossi NF, Lindau TA, Gillam RB, Giacheti CM. Cultural adaptation of the Test of Narrative Language (TNL) into Brazilian Portuguese. Rev CoDAS. 2016; 28 (5): 507-516. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20162016018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Greicyhelen Santos da Cruz, Luciane Mari Deschamps, Helena Ferro Blasi, Aline Mara Mara de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.