Atividades Teatrais

Contribuições para o desenvolvimento da pragmática na linguagem infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i3e51726

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Linguagem, Desenvolvimento da Linguagem, Linguagem infantil.

Resumo

Introdução: O processo de aquisição e desenvolvimento das competências linguísticas ocorre a partir da interação entre aspectos neurobiológicos e ambientais. Estudiosos acreditam que o teatro, por ser uma arte que estimula as mais variadas expressões, favorece esse processo. Objetivo: Investigar a influência das atividades teatrais sobre o desenvolvimento linguístico infantil no nível pragmático da linguagem. Método: Participaram do estudo dez escolares, com idades entre cinco e sete anos, matriculados em uma instituição de ensino privada do município de São José - Santa Catarina, organizados em grupo pesquisa e grupo comparativo, ambos compostos por cinco indivíduos. As etapas da pesquisa compreenderam três fases, sendo estas: avaliação, intervenção e reavaliação, respectivamente. Na primeira fase, início do ano letivo, ambos os grupos foram submetidos à avaliação pragmática por meio do Teste de Linguagem Infantil - ABFW - parte D. A fase de intervenção, período no qual o GP participou das aulas de teatro, deu-se durante o transcorrer do mesmo ano. Ao final do período letivo, na terceira fase da pesquisa, ambos os grupos foram reavaliados, seguindo o mesmo rigor metodológico utilizado na primeira etapa. Resultados: Verificou-se que o GP exibiu melhor desempenho na competência linguística estudada no período pós-intervenção, quando comparado ao GC. Conclusão: O teatro é um potencial estimulador das habilidades pragmáticas e da linguagem infantil.

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Biografia do Autor

Greicyhelen Santos da Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Fonoaudióloga graduada com honra ao mérito estudantil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Pós graduanda em Linguagem pela Faculdade Novo Horizonte. Membro do NUPES (Núcleo de pesquisa certificado pelo CNPq). Atuação fonoaudiológica com ênfase em Fala, linguagem e motricidade orofacial, principalmente na intervenção precoce de sujeitos com transtornos do neurodesenvolvimento, intervindo no desenvolvimento linguístico, nos transtornos dos sons de fala, implementado comunicação suplementar e/ou alternativa e nas alternações miofuncionais orofaciais.

Luciane Mari Deschamps, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Letras,  Língua e Literatura Portuguesa e Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduanda de Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Helena Ferro Blasi, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação'o em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coracao - Bauru (1992) e em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1985), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1998), Doutorado em Linguística pela UFSC (2006) e Pós - Doutorado pela Universidade de Oxford - Reino Unido (2016 - 2017). Professor Associado II do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da UFSC (2010 - presente). Temas de interesse: Linguagem oral e escrita, aprendizes, dislexia.

Aline Mara Mara de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Adjunta I no departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Câmpus de São José do Rio Preto, 2016), Mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (USP - São Paulo, 2011) e Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006). Experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem e Voz, atuando principalmente nos seguintes temas: Fonética Acústica e Articulatória, Fonologia Gestual, Ultrassonografia, Linguagem Infantil, Aquisição Fonológica e Apraxia de fala infantil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Linguagem (GPEL) e do Grupo de Pesquisa Dinâmica Fônica (DINAFON). Atuou como Docente na Pós-Graduação e e Professora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF - Fernandópolis, desde 2012).

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Publicado

2022-12-02

Como Citar

Cruz, G. S. da, Deschamps, L. M., Blasi, H. F., & Oliveira, A. M. M. de. (2022). Atividades Teatrais: Contribuições para o desenvolvimento da pragmática na linguagem infantil. Distúrbios Da Comunicação, 34(3), e51726. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i3e51726

Edição

Seção

Artigos