Processamento sintático e fonológico de crianças com dificuldades de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i4p712-728

Palavras-chave:

Linguagem Infantil, Desenvolvimento da Linguagem, Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem, Aprendizagem, Deficiências da Aprendizagem

Resumo

Introdução: As dificuldades de aprendizagem são muito conhecidas pelo baixo desempenho escolar, porém, é importante diferenciá-las e entender suas origens e sintomas. Objetivo: Este estudo teve como objetivos verificar habilidades de processamentos fonológico e sintático em escolares com dificuldades de aprendizagem e investigar se alterações são sobrepostas, podendo indicar possível alteração de linguagem. Métodos: Participaram deste estudo 30 escolares, na faixa etária de sete a 11 anos, de ambos os gêneros, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, divididos em grupo experimental e controle. Foram avaliadas a nomeação rápida de figuras, repetição de pseudopalavras, leitura de palavras e pseudopalavras, consciência fonológica e compreensão do processamento sintático. Os resultados foram analisados por meio de testes estatísticos, Resultados: Observou-se diferença estatisticamente significativa entre os desempenhos dos participantes com e sem dificuldades de aprendizagem para a maioria das habilidades de processamento fonológico, indicando melhores resultados do grupo controle. Além disso, houve diferença de desempenho em função da idade para o grupo experimental nas tarefas de processamento fonológico, com melhores rendimentos de crianças mais velhas. A respeito do processamento sintático, não foram verificadas diferenças estatísticas significativas entre os grupos, sendo observada uma sutil diferença entre as idades apenas em relação à compreensão das relativas encaixadas de objeto com verbo transitivo. Conclusão: O desempenho das crianças com dificuldades de aprendizagem demonstra-se alterado somente para as habilidades de processamento fonológico. Quanto ao processamento sintático, os grupos apresentaram resultados semelhantes; no entanto é necessário aumentar o tamanho da amostra para resultados conclusivos.

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Biografia do Autor

Isabella Passos Guarald, Universidade Federal Fluminense

Fonoaudióloga.

Tatiana Bagetti, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta do curso de Fonoaudiologia (UFF). Fonoaudióloga. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana (UFSM). Especiação em Fonaoudiologia (UFSM). Doutora em Estudos da Linguagem (PUC-Rio).

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Publicado

2021-12-02

Como Citar

Guarald, I. P., & Bagetti, T. (2021). Processamento sintático e fonológico de crianças com dificuldades de aprendizagem. Distúrbios Da Comunicação, 33(4), 712–728. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i4p712-728

Edição

Seção

Artigos