Habilidades comunicativas de crianças com autismo
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i2e54122Palavras-chave:
Transtorno Autístico, Comunicação, Linguagem Infantil, CriançaResumo
Introdução: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento. Algumas características marcantes do transtorno são as dificuldades na comunicação e na linguagem, elementos importantes para o diagnóstico precoce. Objetivo: Investigar as habilidades de comunicação de um grupo de crianças com transtorno do espectro do autismo e a relação com a faixa etária e intervenção fonoaudiológica. Método: Participaram da pesquisa, 11 crianças com TEA, entre dois e sete anos de idade, atendidas numa Clínica-Escola de Fonoaudiologia. Para a avaliação do perfil funcional da comunicação, foi utilizado o protocolo ACOTEA – Avaliação da Comunicação no Transtorno do Espectro do Autismo. Após duas sessões com jogos e brinquedos para estabelecer as situações comunicativas, os terapeutas responderam trinta e seis afirmativas, relacionadas à comunicação (expressão, compreensão e comportamento social). Além disso, foram coletados dados na anamnese sobre idade, sexo e se a criança já tinha se submetido à intervenção fonoaudiológica com comunicação ampliada e alternativa. Resultados: De acordo com os resultados, foram observados déficits nas habilidades expressivas (pragmáticas e morfossintáticas); na atenção compartilhada e em habilidades relacionadas à interação com o ambiente. Foi observado que as crianças entre cinco a sete anos apresentaram melhor desempenho na atenção compartilhada, no brincar funcional e em responderem ao nome. E as crianças que foram submetidas à intervenção com comunicação alternativa apresentaram melhora significativa na atenção compartilhada. Conclusão: Os resultados obtidos demonstram que há relação entre as habilidades comunicativas e faixa etária e que a intervenção com comunicação alternativa contribui para o desenvolvimento da atenção compartilhada.
Downloads
Metrics
Referências
ASSOCIATION AP. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5th ed. Artmed. 2014. 96 p.
CDC: Centers for Disease Control and Prevention. Prevalence of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years — Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2016. [Publicado em 2020 mar 27]. Disponível em: https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/69/ss/ss6904a1.htm?s_cid=ss6904a1_w
Oliveira BDC, Feldman C, Couto MCV, Lima, RC. Políticas para o autismo no Brasil: entre a atenção psicossocial e a reabilitação 1. Physis [Internet]. 2017 [Acesso em 2021 abr 26]; 27(3): 707-26. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/BnZ6sVKbWM8j55qnQWskNmd/abstract/?lang=pt
Zanon RB, Backes B, Bosa, CA. Identificação dos Primeiros Sintomas do Autismo pelos Pais. Psicol Teor Pesqui [Internet]. 2014 [Acesso em 2021 abr 26]; 30(1): 25-33. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/9VsxVL3jPDRyZPNmTywqF5F/?lang=pt
Eigsti IM, De Marchena AB, Schuh JM, Kelley E. Language acquisition in autism spectrum disorders: A developmental review. Res Autism Spectr Disord. 2011; 5(2): 681-91.
Reis HIS, Pereira APS, Almeida LS. Características e especificidades da comunicação social na perturbação do espectro do autismo. Rev Bras Educ Espec [Internet]. 2016 [Acesso em 2021 abr 26]; 22(3): 325-36. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/3xpxVppcrgDynBCM4TVDptQ/abstract/?lang=pt
Gadia CA, Tuchman R, Rotta NT. Autismo e doenças invasivas de desenvolvimento. J Pediatr (Rio J) [Internet]. 2004 [Acesso em 2021 abr 26]; 80(2): 83–94. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jped/a/mzVV9hvRwDfDM7qVZVJ6ZDD/?lang=pt
Lima CRBVMB. Perturbação do espectro do autismo: Contributos para a caracterização do desenvolvimento da comunicação e da linguagem [tese]. Lisboa: Universidade de Lisboa; 2018.
De Paiva MMA; Nicolau RF. Autismo: um modo de apresentação do sujeito na estrutura de linguagem. Estilos Clín [Internet]. 2017 [Acesso em 2021 abr 26]; 22(1): 12-28. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1415-71282017000100001
Nascimento LV; Oliveira MVB. Um olhar bakhtiniano sobre a linguagem e o autismo: um estudo de caso. Distúrb Comun [Internet]. 2018 [Acesso em 2021 abr 27]; 30(4): 713-25. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/dic/article/view/36444
Cardoso C, Fernandes FDM. Fonoaudiologia e Pragmática: Uma colaboração multidisciplinar para avaliação e terapia de linguagem. In: Montenegro ACA, Barros IBR, Azevedo NPSG. Fonoaudiologia e Linguística: teoria e prática. Curitiba: Appris; 2016.p.109-20.
Saboia C, Gosmes C, Viodé C, Gille M, Ouss L, Golse B. Do Brincar do Bebê ao Brincar da Criança: Um Estudo sobre o Processo de Subjetivação da Criança Autista. Psicol Teor Pesqui [Internet]. 2017 [Acesso em 2021 abr 27]; 33(1): 1-8. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/FLBYF3MScFw9ZXBxKRkDhwd/abstract/?lang=pt
Alves MA.; Alves MP. O brincar como intervenção pedagógica nos transtornos do espectro do autismo. Revista Práxis [Internet]. 2016[Acesso em 2021 abr 27]; 8(1): 73-82. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/785
Lucisano RV, Novaes LDC, Sposito AMP, Pfeifer, LI. Avaliação do Brincar de Faz de Conta de Pré-Escolares: Revisão Integrativa da Literatura. Rev Bras Educ Espec [Internet]. 2017 [Acesso em 2021 abr 27]; 23(2): 309-22. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/FwrFVHgMCGYwrXPk4rMmLjS/abstract/?lang=pt#
Geremias AO, Abreu, MAB, Romano LH. Autismo e neurônio-espelho. Revista Saúde Foco (Impr, Rio J.) [Internet]. 2017 [Acesso em 2021 abr 27];171-76. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/018_autismo.pdf
Lourenção APM. Avaliação da capacidade de imitar de crianças com desenvolvimento normal e com Transtorno do Espectro do Autismo [dissertação]. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie; 2015.
Landa RJ, Holman KC, O’Neill AH, Stuart EA. Intervention targeting development of socially synchronous engagement in toddlers with autism spectrum disorder: a randomized controlled trial. J Child Psychol Psychiatry [Internet]. 2011 [Acesso em 2021 abr 27],52(1):13-21. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3059234/
Vivanti G, Nadig A, Ozonoff S, Rogers SJ. What do children with autism attend to during imitation tasks? J Exp Child Psychol [Internet]. 2008 [Acesso em 2021 abr 27], 101(3): 186-205. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6952170/
Backes B, Zanon RB, Bosa CA. Características sintomatológicas de crianças com Autismo e regressão da linguagem oral. Psicol Teor Pesqui [Internet]. 2017 [Acesso em 2021 abr 27]; 33(1): 1–10. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19464
Blume J, Wittke K, Naigles L, Mastergeorge AM. Language Growth in Young Children with Autism: Interactions Between Language Production and Social Communication. J Autism Dev Disord [Internet]. 2021 [Acesso em 2021 abr 28].; 51(2): 644–65. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10803-020-04576-3
Tomasello M. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. Martins Fontes; 2003. 342p.
Massaro M; Deliberato D. Pesquisas em Comunicação Suplementar e Alternativa na Educação Infantil. Educ Real [Internet]. 2017 [Acesso em 2021 abr 27]; 42(4): 1479 -501. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/wLqMfPNHmWCrsCgrtYBPqvy/abstract/?lang=pt
Flippin M, Reszka S, Watson L. Effectiveness of the Picture Exchange Communication System (PECS) on communication and speech for children with Autism Spectrum Disorders: a meta-analysis. Am J Speech Lang Pathol. 2010; 19(2): 178-95.
Philofsky A, Fidler D, Hepburn S. Pragmatic language profiles of school-age children with autism spectrum disorders and Williams syndrome. Am J Speech Lang Pathol[Internet]. 2007 [Acesso em 2021 abr 28]; 16(4): 368-80. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4426201/
Klusek J, Martin G, Losh, M. A comparison of pragmatic language in boys with Autism and Fragile X Syndrome. J Speech Lang Hear Res [Internet]. 2014 [Acesso em 2021 abr 27]; 57(5): 1692-707. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4177023/
Miilher l, Fernandes F. Considering responsivity: a proposal for pragmatic analysis in autism spectrum. CoDAS [Internet]. 2013 [Acesso em 2021 abr 28]; 25(1): 70-5. Disponível em: https://www.scielo.br/j/codas/a/MHPwfwYDWnkX58n9DwdCwSp/abstract/?lang=en
Backes B, Zanon RB, Bosa CA. A relação entre regressão da linguagem e desenvolvimento sociocomunicativo de crianças com transtorno do espectro do autismo. CoDAS [Internet]. 2013 [Acesso em 2021 abr 28]; 25(3), 268-73. Disponível em: https://www.scielo.br/j/codas/a/34yqHtjnDTtS3YXwLfSM4DN/abstract/?lang=pt
ASHA: American Speech-Language-Hearing Association. Scope of practice in speech-language pathology: scope of practice. Rockville: ASHA; 2016. [Acesso em 2021 abr 27]. Disponível em: https://www.asha.org/policy/sp2016-00343/
Sun IYI. Funções executivas na terapia de linguagem nos transtornos do espectro do autismo [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jakciane Eduarda Araujo Pereira, Ariely Carla Silva Santos, Gabrielle Araújo Leite, Ivana Arrais Lavor Navarro Xavier, Ana Cristina Albuquerque Montenegro
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.