Fonoaudiologia na comunidade em período de pandemia

relato de experiências de estudantes de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i2e54757

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, Aprendizagem, Educação, COVID-19

Resumo

Introdução: A pandemia de Covid-19 tem exigido adaptações e planejamentos constantes das instituições de ensino para a manutenção das atividades acadêmicas. Houve a substituição das disciplinas presenciais por remotas, através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Como as atividades de cunho prático (como estágios acadêmicos) são fundamentais para os estudantes da Saúde, elas também migraram para a forma remota. Diante disso, modelos assíncronos de fornecimento de serviço foram sugeridos e regulamentados nesse período pandêmico. Objetivo: Relatar a experiência de estagiários do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo na aplicação de atividades remotas direcionadas a escolares e idosos usuários de serviços de Atenção Primária à Saúde, durante a pandemia. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Resultados: Foram elaboradas ações passíveis de realização no ambiente domiciliar, segmentadas em atividades físicas, de linguagem e de memória, todas com abordagem lúdica, fornecendo oportunidades de interação e estimulação/aprimoramento dessas habilidades. Para os estudantes, as experiências foram fundamentais para o desenvolvimento dessa nova metodologia, estimulando sua criatividade. Conclusão: As atividades remotas dirigidas às crianças e idosos permitiram que essas populações fossem amparadas durante a restrição social. O estabelecimento de contato com o público-alvo e a possibilidade de interação com a comunidade foi muito importante para os estudantes. É possível a replicação das ações propostas a qualquer grupo, desde que sejam adequadas à faixa etária.

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Biografia do Autor

Gilberto da Cruz Leal, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Curso de Fonoaudiologia

Departamento de Ciências da Saúde

 

Andréa Gracindo da Silva, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Curso de Fonoaudiologia

Departamento de Ciências da Saúde

 

Laura Lima Costa, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Curso de Fonoaudiologia

Departamento de Ciências da Saúde

Gabriela Gomes Prado de Almeida Vita, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Curso de Fonoaudiologia

Departamento de Ciências da Saúde

 

Bruna Marques Maran, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Curso de Fonoaudiologia

Departamento de Ciências da Saúde

 

Tatiane Martins Jorge, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Curso de Fonoaudiologia

Departamento de Ciências da Saúde

 

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Publicado

2022-08-01

Como Citar

Leal, G. da C., Silva, A. G. da, Costa, L. L., Vita, G. G. P. de A., Maran, B. M., & Jorge, T. M. (2022). Fonoaudiologia na comunidade em período de pandemia: relato de experiências de estudantes de graduação. Distúrbios Da Comunicação, 34(2), e54757. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i2e54757

Edição

Seção

Comunicações